Investimento na primeira infância: Governo do Ceará inaugura dois CEIs em Ipueiras

8 de novembro de 2023 - 10:02

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

Isabella Campos – Ascom Casa Civil – Texto
Hiane Braun – Casa Civil – Fotos

Com mais esses, já foram entregues 125 CEIs em todo o estado

Pensando na educação e desenvolvimento das crianças cearenses e no futuro das gerações, o Governo do Ceará inaugurou, nesta terça-feira (7), dois Centros de Educação Infantil (CEIs) no município de Ipueiras. Com a presença da governadora em exercício Jade Romero e da secretária da Proteção Social, Onelia Santana, os CEIs foram entregues à comunidade de Vila Madeiro e do distrito das Américas.

“É uma grande satisfação poder entregar hoje dois CEIs, que são popularmente conhecidas como creches. São equipamentos que têm grande impacto na vida dessas crianças e famílias, principalmente para as mães. É um lugar que sabemos que podemos confiar que nossos filhos vão ter alimento da melhor qualidade e vão se desenvolver. Como mãe, sei que é um acalento”, ressaltou a governadora em exercício. “É um equipamento que dá gosto e que sonhamos que todos os nossos filhos tenham acesso com dignidade”, enfatizou Jade.

Inaugurando dois equipamentos a mais de 300 km de distância de Fortaleza, a secretária da Proteção Social, Onelia Santana, enfatizou a importância da presença desses equipamentos para os desenvolvimento das crianças de todo o estado.

“Esse CEI foi pensado com muito carinho, desde quando eu estava primeira-dama. Já entregamos 125 desses para as nossas crianças do Ceará, e ainda temos 17 prontos para serem entregues e 77 que já foram dada  a ordem de serviço para serem construídos”, pontuou Onélia Santana.

“Educação é transformação. Nós entendemos que esse é um espaço onde a criança vai se alimentar bem, brincar, porque temos a estrutura pensada nisso. Tem professores competentes para ajudar essas crianças. Estou muito feliz de entregar esses dois CEIs em Ipueiras, que trazem a oportunidade para crianças na sede e no distrito”, completou a secretária.

Cada CEI tem área construída de 383,37 m² e atenderá 100 crianças, diariamente, fortalecendo as políticas educacional e de desenvolvimento infantil do município de Ipueiras. Juntas, as duas unidades receberam investimentos de R$ 2.483.280,51, sendo R$ 1.306.490,51, na Vila Madeiro; e R$ 1.176.790,00, no distrito de Américas. Com estes CEIs, já são 13 inaugurados em 2023 somente da SPS.

Espaço para as crianças

“É tudo bonito, tem cor”. Foi assim que a nova aluna do CEI, Ana Samily, de 4 anos, descreveu o Centro de Educação Infantil Professora Irene Vieira Alves – localizado na comunidade Vila Madeiro, e já chegou aproveitando para se divertir, encantada pelo lugar que vai passar boa parte dos dias da semana. Acompanhada da mãe, Ana pintou, brincou no parquinho e conheceu os novos coleguinhas.

A mãe de Ana, Camila, também se mostrou satisfeita com o espaço. Tendo outra filha mais nova, de 6 meses, ter uma espaço de aprendizado infantil perto de casa é importante. “É bom, eu gostei muito do espaço. A minha filha já vai ser aluna daqui e tenho outra, que já sei que quando chegar a hora tem um local assim perto para estudar, aprender e desenvolver”, ressaltou a mãe.

Os CEIs ampliam o acesso e a permanência das crianças em instituição adequada à educação e socialização infantil. O prefeito de Ipueiras, Júnior do Titico, destacou a importância da noite para o município. “Gostaria de agradecer por estarmos recebendo esses dois CEIs em nosso município. Isso é um marco para nosso município, porque fazer política é cuidar das pessoas e com esse momento provamos isso”, comentou.

“É uma alegria, a cada entrega, ver que a qualidade de vida dos moradores de Ipueiras tem melhorado. Estou muito feliz com essa parceria com o Governo do Estado que tem nos apoiado tanto, fazendo um grande trabalho”, complementou o prefeito.

Estrutura

Os equipamentos foram construídos e equipados pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), e cada espaço dispõe de área de coordenação, salas de aula, parque infantil, casinha, banheiros masculino e feminino e para pessoas com deficiência, refeitório, cozinha, despensa, depósito de material de limpeza, lavanderia, casas de bombas e gás e lixeira.