Vice-governadora recebe embaixador e cônsul do Uruguai e debate estratégias de cooperação
20 de maio de 2024 - 10:07
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, recebeu nesta sexta-feira (17), o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, e o cônsul do Uruguai em Fortaleza, José Maria Zanocchi. Além de visita de cortesia, o diplomata uruguaio tratou com a vice-governadora sobre parcerias entre o Uruguai e o estado do Ceará, principalmente em áreas estratégicas como o uso de energias renováveis, incentivo às tecnologias locais, além do estreitamento das relações nas atividades culturais e no apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres. O encontro ocorreu na sede da Vice-governadoria, em Fortaleza.
Jade Romero destacou a importância do diálogo entre o estado do Ceará e Uruguai, um país que faz fronteira com o Brasil, para viabilizar novas parcerias e investimentos.
Estiveram presentes ainda a titular da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educacação Superior (Secitece), Sandra Monteiro, e da secretária-executiva para Assuntos Paradiplomáticos e Articulação com a sociedade, Veridiana Soárez.
Relações entre Brasil e Uruguai
Entre Brasil e Uruguai, a cooperação fronteiriça é ponto importante das relações bilaterais. A fronteira comum se estende por 1.069 quilômetros e abriga expressivo contingente populacional. Como mecanismo de formulação de políticas para a fronteira, destaca-se a Nova Agenda de Cooperação e Desenvolvimento Fronteiriço Brasil-Uruguai, que atua em coordenação com os níveis estadual/departamental e local dos governos brasileiro e uruguaio, buscando atender às demandas da população fronteiriça mediante políticas acordadas bilateralmente (MRE).
As relações entre Brasil e Uruguai possuem quase 200 anos. Em 1828 foi assinada, no Rio de Janeiro, Convenção de Paz formalizando a Independência do Uruguai. Já em 1830, foi aprovada oficialmente a Constituição Uruguaia, após ratificação por Brasil e Argentina (MRE).