Vice-governadora participa da solenidade de posse do novo desembargador do TJCE

30 de julho de 2024 - 10:28

A vice-governadora, Jade Romero, esteve nesta sexta-feira (26) representando o governador Elmano de Freitas na posse do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Dr. Lucídio de Queiroz.

A sessão, realizada na sede da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), em Fortaleza, foi conduzida pelo presidente do TJCE, desembargador Abelardo Benevides Moraes.

Durante a ocasião, a vice-governadora destacou a importância do processo de seleção e a confiança depositada no novo desembargador. “Seu nome foi escolhido pelo posicionamento dos seus pares, votos do Pleno do Tribunal e aval do governador Elmano de Freitas, refletindo a sua reputação profissional. Sua atuação em áreas como meio ambiente, criminal e combate às drogas reforça a confiança de que você contribuirá para um Tribunal de Justiça Estadual moderno e alinhado aos anseios da população. Desejo que o senhor siga um caminho de retidão, defendendo os interesses do povo cearense e fortalecendo nosso Judiciário”, pontuou.

No discurso de posse, Lucídio Queiroz reafirmou o compromisso de trabalhar por uma Justiça célere, pelo fiel cumprimento das leis e pela imparcialidade nas decisões. “Sempre fui e sempre serei um defensor intransigente do Ministério Público, respeitando o contraditório, o papel de cada um nos embates jurídicos e, especialmente, respeitando as decisões judiciais. Os desafios são grandes, mas a disposição para trabalhar e a vontade de acertar e fazer o melhor são ainda maiores. Sei da minha responsabilidade e compromisso para com a sociedade cearense e sei também que sozinho não conseguirei atingir meus objetivos. Continuo precisando do apoio de cada um, especialmente da equipe que estará comigo no gabinete da 3ª Câmara de Direito Privado. Agora tenho três famílias: a pessoal, a do Ministério Público e a do Tribunal de Justiça”, ressaltou.

Vaga

Lucídio Queiroz ocupará a vaga deixada pelo desembargador Teodoro Silva Santos, que deixou o Judiciário estadual em novembro de 2023 para assumir o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga é destinada ao quinto constitucional, dispositivo jurídico que confere 20% (1/5) dos assentos existentes nos tribunais aos membros do Ministério Público e a advogados.

Na sessão do Pleno do TJ ocorrida no dia 13 de junho, Lucídio Queiroz obteve 41 votos, ocupando o primeiro lugar na disputa em lista tríplice previamente escolhida em votação do Colégio de Procuradores do MP. A lista tríplice ainda tinha os nomes dos procuradores de Justiça Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto e Francisco Rinaldo de Sousa Janja. No dia 8 de julho, pelas redes sociais, o governador anunciou a nomeação de Lucídio Queiroz.