Em Itapipoca, novo Centro de Educação Infantil vai atender 208 crianças em tempo integral

15 de maio de 2024 - 12:05

Unidade entregue pelo Governo do Ceará beneficiará crianças da zona rural do município

Um nova jornada de aprendizagem e vivências começa para a professora Edilene Castro, de 37 anos, e sua filha, Elorrane Sousa, 5, que é autista. Mãe e filha vão trabalhar e estudar, respectivamente, no novo Centro de Educação Infantil (CEI) inaugurado pelo Governo do Ceará, nesta segunda-feira (13), na localidade de Jardim, zona rural de Itapipoca. A inauguração contou com as presenças da governadora em exercício, Jade Romero; da secretária da Proteção Social (SPS), Onélia Santana; e do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, entre outras autoridades.

O CEI Ana Ione Braga Gomes está instalado no residencial Dr. Vicente Antenor Ferreira Gomes, e tem capacidade para atender 208 crianças, de zero a 5 anos e 11 meses, em tempo integral. Até o momento, o Governo do Ceará entregou 140 CEIs em todo o estado.

O CEI, diz Edilene, representa apoio para as mães, além encantar crianças como Elorrane, que vai estudar no Infantil V. “Aqui temos estrutura, equipamentos, coisas que a gente não teve a oportunidade de ter quando pequenos. Para minha filha, que é autista nível 2 de suporte, é uma grande oportunidade. Ela vai viver esse tempo integral. Vai ser uma nova experiência pra ela, para nós”, conta a professora de educação infantil que mora na comunidade Fazenda Croatá, e tem mais duas filhas.

Jade Romero reafirma o compromisso de ampliar o acesso à educação pública de qualidade em todas as etapas educacionais. “Essas crianças terão toda a alimentação, o desenvolvimento na idade correta. Nós, mães, sabemos como esses equipamentos transformam a vida das nossas crianças, mas também as nossas vidas, dando oportunidade de saber que nossos filhos estão sendo bem cuidados, especialmente na primeira infância”, defende.

A trabalhadora autônoma Milena Albuquerque, 25, moradora da localidade Fazendinha, fala da confiança que ela tem em relação ao CEI, que será o lugar onde o filho João Benício, de 1 ano e cinco meses, dará os primeiros passos na vida escolar. “Vai criar um elo entre ele e a escola. Ele vai se desenvolver, ter convívio com outras crianças. Acho que nem a escola particular tem um espaço tão amplo, tão lindo, como esse aqui. É um marco muito importante para nós”, afirma Milena.

Com área de 631,56 m², o CEI dispõe de quatro salas de atividades, dois banheiros infantis, quatro áreas de banho infantil, parquinho, dormitório, refeitório, berçário/lactário, fraldário e um banheiro com trocador. Além disso, o espaço tem sala de espera, direção, coordenação, sala de informática, cozinha, despensa, depósito de Material de Limpeza (DML), tanques para lavagem de roupas, banheiros e vestiários.

Compromisso com a primeira infância

Os CEIs são unidades educacionais do Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido pela SPS. Na unidade de Itapipoca foram investidos R$ 2.174.773, financiados pelo Governo do Ceará e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Obras foram supervisionadas pela Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP).

Onélia Santana, titular da Proteção Social, destaca o trabalho para garantir o desenvolvimento das crianças cearenses na primeira infância. “Nós acreditamos que a maior riqueza são as pessoas, e as crianças são o pilar. Precisamos dar oportunidade para elas. No CEI, os professores vão cuidar das crianças e darão suporte a suas famílias. Nós temos mais 7 CEIs para entregar, e 77 estão em licitação”, detalhou. Ainda segundo a secretária, Itapipoca vai receber um Complexo Mais Infância.

Felipe Pinheiro, prefeito de Itapipoca, ressalta a ampliação da oferta de matrículas na educação infantil, aproximando as unidades de comunidades como Jardim. “A demanda pela educação é muito forte. Antes, tínhamos 2.300 vagas de creche em nosso município. Agora, temos 3.500 vagas. Um aumento de mais de 1.200 crianças inseridas na educação infantil”, cita.