Primeira Infância: Estado projeta assistir 3.600 famílias com o projeto ACT Ceará em 24 municípios

9 de dezembro de 2021 - 09:10 # # # # # #

Secretários e técnicos de assistência social de 24 municípios cearenses participaram na última quinta-feira (9) do I Encontro do Projeto ACT Ceará – Educar crianças em ambientes seguros sem violência intrafamiliar. Promovido pelo Governo do Estado, por meio do Programa Mais Infância Ceará, e as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer e Porticus, o projeto busca promover a parentalidade positiva e a prevenção da violência familiar contra crianças.

A meta inicial do programa é assistir 3.600 famílias em situação de vulnerabilidade social e com crianças na faixa etária de zero a seis anos, trabalhando a relação entre pais, mães e crianças. A abertura do encontro contou com a participação da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e das coordenadoras do Mais infância no Ceará, Dagmar Soares, e do ACT-Ceará, Maria Beatriz Linhares e Elisa Altafim.

A vice-governadora Izolda Cela destacou o significado do projeto e a importância da capacitação e participação dos facilitadores municipais na prevenção à violência interfamiliar. “Esse projeto é fundamental à melhoria da consciência, da compreensão, à mudança de atitudes dos pais com as crianças. Precisamos orientar mães e pais a refletirem as formas de discutir, orientar e reagir ao comportamento infantil”, ressalta.

O encontro marca o início da fase de reuniões dos 174 coordenadores e facilitadores municipais do Programa, com grupos de gestores familiares, para instrução e orientação sobre práticas disciplinares e educativas, com conversa, afetividade, atenção, e sem violência física, moral e psicológica contra as crianças. Na ocasião, cada município integrante do projeto recebeu das fundações parceiras, um notebook e dois tablets para realização e tabulação de pesquisas junto às famílias contempladas.

A titular da SPS, Socorro França, falou das suas expectativas positivas com o ACT Ceará. “Esse projeto é transformador da cultura da violência pela cultura do amor, da educação, da parentalidade sadia. É mais uma ação que estamos fazendo no Estado, a partir do Mais Infância Ceará, construindo pontes para um futuro novo, sem violência e mais promissor para nossas crianças”, projeta.

“O Ceará é o primeiro Estado a promover um projeto de parentalidade sadia, em larga escala, em 24 cidades. No Brasil, só temos uma experiência igual, no Rio Grande do Sul. O Ceará será modelo de aplicação do programa para outros estados”, informa a coordenadora do ACT Ceará, Beatriz Linhares. “O ACT busca refletir e modificar comportamentos, mostrar que é possível disciplinar e educar nossas crianças, sem gritos, sem violência, sem punição. Palmada é um abuso físico e psicológico”, frisa.

Dagmar Soares avalia que o ACT Ceará pode ajudar a romper o ciclo histórico da violência, no seio familiar, onde pais e mães transferem para os filhos a violência sofrida na infância por seus progenitores. “Esse é um projeto para quebrarmos o ciclo da violência nas famílias, para instruirmos e criarmos novas formas de educar, a partir da conversa, do diálogo entre os pais e as crianças, sem violações de direitos”, aponta.

A líder de Portfólio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Karina Fasson, avalia os avanços do projeto, desde a sua implantação no Estado, em novembro de 2019. “É muito bom vermos tantos municípios engajados no Ceará, nessa parceria estratégica de prevenção à violência contra a criança. Este é um problema nacional. Aqui, já formamos os facilitadores e agora vamos iniciar as reuniões e as pesquisas com as famílias”, acrescenta.