Nova sede de escola de Ensino Médio vai ampliar oportunidades para juventude no Grande Bom Jardim

30 de janeiro de 2024 - 15:50 # # # # #

Larissa Falcão – Ascom Casa Civil – Texto

Helene Santos/Casa Civil – Fotos

Governo do Ceará autorizou o início das obras nesta terça (30); o investimento na obra é da ordem de R$ 8,5 milhões

Professores e estudantes da Escola de Ensino Médio Paulo Elpídio, localizada no Grande Bom Jardim, em Fortaleza, comemoram o anúncio da construção da nova sede da unidade de ensino. A ordem de serviço foi assinada pela vice-governadora do Ceará, Jade Romero, nesta terça-feira (30), com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; entre outras autoridades.

O investimento na obra, que já começou no local, é da ordem de R$ 8,5 milhões, com recursos do Estado do Ceará. A Superintendência de Obras Públicas (SOP) vai supervisionar a construção do empreendimento.

A vice-governadora destacou o compromisso em investir para que estudantes e profissionais tenham espaço adequado para o ensino, aprendizagem e realização de sonhos. “Queremos que vocês tenham não somente os melhores prédios, mas sobretudo as melhores oportunidades por meio da educação. Educação é porta para realizar sonhos. Que nessa escola, que está sendo erguida com os melhores materiais, infraestrutura e profissionais, os estudantes possam ter sonhos cada vez maiores. Todos nós temos o mesmo direito”, afirmou Jade Romero.

O novo prédio será construído numa área de 3.906,08 metros quadrados, seguindo o projeto de três pavimentos, concebido para escolas da Capital. Constituída de 12 salas de aula, a escola terá uma estrutura composta por biblioteca, laboratórios, quadra poliesportiva, refeitório e auditório. Poderá atender até 540 alunos por turno.

Eliana Estrela, titular da Seduc, pontuou o trabalho para que a educação cearense continue a colher bons resultados. “Essa unidade funciona hoje em uma situação que precisa melhorar de estrutura. É um sonho antigo que estamos realizando. É fundamental os estudantes ficarem mais perto da comunidade, que tem muitos projetos relevantes que nós acreditamos e investimos também”, ressaltou.

Em 2024, a rede pública estadual passará a contar com 752 escolas. Na Capital, são 167 unidades de ensino. Além disso, 75% das escolas da rede estadual estão funcionando em tempo integral neste início de ano letivo.

Quintino Vieira, superintendente da SOP, afirmou que as obras da EEM Paulo Elpídio vão acontecer em ritmo acelerado, com expectativa de inauguração em março de 2025. A unidade soma-se ao conjunto de novas escolas que devem ser construídas em todo o Ceará. “Essas escolas que estamos construindo agora vão totalizar 139 unidades. Vamos dar ordem de serviço de todas as 139 neste ano”.

Jorge Costa, diretor da unidade, falou sobre a expectativa de toda a comunidade escolar em relação à nova sede. “Nós estamos muito felizes com a aquisição desse prédio. A escola espera há 20 anos isso. Então, a comunidade escolar fica bastante contente e a gente espera que saia o mais rápido possível, para podermos usufruir da melhor forma. O que a gente deseja é uma educação pública de qualidade para todos, e esse prédio vai colaborar bastante”, diz.

A EEM Paulo Elpídio está sob a abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) 3, que conta com 55 escolas e dois Centros Cearenses de Idiomas.

Educação de referência

Além dos componentes curriculares, a escola desenvolve projetos que colaboram para a melhoria da aprendizagem dos alunos. O Café Literário está entre essas iniciativas. Com o objetivo de aprimorar a leitura e a escrita dos estudantes, a ação utiliza o conhecimento de obras literárias e a apresentação da vida e da obra de autores da literatura brasileira, por meio de diversas estratégias.

A Feira de Ciências também tem espaço no calendário da unidade de ensino, com trabalhos científicos produzidos pelos alunos nos principais temas da atualidade. E o Africanidades mobiliza toda a comunidade escolar. São aulas, rodas de debates, filmes, apresentações, desfiles, dentre outras ações.