Vice-governadora recebe embaixador da França e debate sobre energias renováveis

5 de janeiro de 2024 - 14:02

A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, recebeu, na manhã desta sexta-feira (05), o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain. Além de visita de cortesia, o diplomata francês tratou com a vice-governadora sobre parcerias entre França e Ceará, principalmente em áreas estratégicas como o uso de energias renováveis, a expansão dos voos comerciais entre França e Ceará, o ensino da língua francesa no estado, além do estreitamento das relações nas atividades culturais e no apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres. O encontro ocorreu na sede da Vice-governadoria, em Fortaleza.

Jade Romero destacou a forte e próspera parceria entre Ceará e França durante o encontro, além dos investimentos que o Governo do Ceará vem realizando na área de energias renováveis. “Essa integração entre o Estado do Ceará e o governo francês é de extrema importância para todos. A França também tem muitos projetos ligados a área de energia renovável”, disse a vice-governadora.

Ainda durante o encontro, foram tratadas ações para o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres, por meio da Secretaria das Mulheres do Ceará, pasta que Jade Romero também é titular.

Estiveram presentes ainda a vice-cônsul do Consulado Geral da França no Recife, Elsa Sobral Noura; a secretária das Relações Internacionais do Ceará, Roseane Medeiros; e a secretária-executiva para Assuntos Paradiplomáticos e Articulação com a sociedade, Veridiana Soárez.

Relações entre Ceará e França

No ano de 2022, o valor das exportações cearenses para França chegou a US$ 37,66 milhões, principalmente em calçados, querosenes de aviação, castanhas de caju, adesivos e óleos lubrificantes.

Em março de 2023, o Governo do Ceará firmou parceria com Embaixada da França para aprimorar ensino da língua francesa nas escolas estaduais. Foi assinado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, um acordo de cooperação técnica a fim de aprimorar a oferta do ensino da língua francesa nos Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e nas escolas da rede pública estadual. Além da assinatura, também foram discutidos investimentos para áreas como energias renováveis e incentivo à pesquisa farmacêutica, além de parcerias para o turismo, cultura e esporte, com foco nos potenciais do Ceará e também visando os Jogos Olímpicos 2024, que serão realizadas em Paris.