Governo do Ceará lança programa de desenvolvimento de pessoas para cargos públicos

18 de outubro de 2023 - 15:08

TEXTO: Isabella Campos - Ascom Casa Civil | FOTOS: Hiane Braun - Casa Civil

Pensando em uma melhor gestão pública estadual, o governador Elmano de Freitas deu início oficialmente, nesta segunda-feira (2), ao Programa Gestão de Líderes Públicos do Ceará. A ação de se deu em uma reunião onde esteve presente a vice-governadora, Jade Romero, e diversos secretários de Estado e gestores públicos.

O programa é uma iniciativa pioneira com o objetivo de atrair, selecionar, acompanhar o desempenho e desenvolver pessoas para enfrentar desafios sociais atuais e futuros como servidores do Estado. O governador destacou o quão importante é o Ceará dar esse passo.

“Eu considero isso muito importante para o aperfeiçoamento do serviço público do Estado do Ceará ao povo cearense. Nós temos buscado, já há um bom tempo, desenvolver [em governos anteriores] algo assim, para aumentar nosso grau de profissionalismo que implica identificação de talentos, de lideranças”, pontuou Elmano.

O programa é uma parceria do Governo do Ceará com a aliança de organizações do terceiro setor, a Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e o Republica.org, contando com o Instituto Gesto como parceiro implementador das ações voltadas para gestão de lideranças no setor público, além do Instituto Publix como parceiro técnico da construção do Processo Seletivo.

De acordo com o chefe do Executivo cearense, essa grande parceira são esforços para que “as características, habilidades, competências para gerir a máquina pública, sejam efetivamente reconhecidos e priorizados na formação de equipes e para o desenvolvimento de políticas públicas com maior eficiência, para um maior benefício à sociedade cearense”, ressaltou.

Consolidação

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão do Ceará, Sandra Machado, apesar de ser um projeto novo e pioneiro, mostra-se promissor e tem o objetivo de se consolidar como a política de provimento e desenvolvimento de pessoas para cargos comissionados de liderança de livre nomeação no Estado do Ceará.

“Nós assumimos o compromisso de avançar nesse projeto. Temos uma boa parceria, do Instituto Gesto, que nos auxiliou em metodologia de seleção, porque é uma diretriz fazer com que essas metodologias fiquem consignadas para que o trabalho possa trazer bons resultados a partir de uma metodologia consistente. É um processo que não é fácil, pois criar cultura no serviço público não é algo simples”, explicou a secretária.

A experiência piloto do programa ocorreu entre julho e agosto deste ano, quando foram selecionados três candidatos: um para o cargo de secretário executivo e dois para o cargo de coordenador na Secretaria Executiva de Políticas Estratégicas para Liderança. Os três candidatos passaram por análise curricular; dinâmica de grupo – para o cargo de coordenador-; entrevista por competência; e entrevista final com o gestor.

Representante do Instituto Gesto, Julimária Souza, pontuou a importância da construção desse tipo de política. “Já trabalhamos em outros projetos com o Governo do Ceará, mas agora passamos para uma nova fase, que é construir uma política geral”, afirmou. As ações de seleção serão realizadas por meio da Secretaria Executiva de Políticas Estratégicas para Liderança.

“Essa secretaria olha de maneira ampla tanto para processos de atuação, seleção, gestão de desempenho e engajamento de lideranças no setor público. Então, para 2023, temos como proposta a estruturação desta unidade central [secretaria], ajudando o governo a criar capacidade para que as políticas sejam implementadas e além disso, construir base de dados significativas e relevantes para que a política possa se pautar, tendo em vista que é importante conhecer o perfil dos servidores, em especial as lideranças, para que essas políticas sejam estruturadas”, explicou Julimária.

Construção de dados

Para efetivamente dar início a essa construção de dados, que será base da nova forma de seleção dos servidores do Estado, está sendo realizada uma pesquisa de Perfil das Lideranças do Governo do Estado do Ceará.

A pesquisa online teve início nesta segunda-feira (2) e vai até 16 de outubro, com público alvo sendo as atuais Lideranças do Governo do Ceará e Direção Superior (secretário de Estado, secretário executivo, presidente, superintendente, diretor ou reitor), Gerência Superior (secretário executivo ou secretário geral) e Gerência tática (coordenador e gerente).