Ceará avança na sustentabilidade global com acordo de expansão do Corredor Verde

12 de dezembro de 2024 - 15:26 #

Em um marco histórico para a transição energética, os Portos do Pecém (Brasil), Rotterdam (Holanda) e Duisport (Alemanha) realizaram, na última quarta-feira (11), a assinatura de um memorando de entendimento para expandir o Corredor Verde – que atualmente conecta o Ceará a Rotterdam – até a Alemanha.

O memorando, que tem como foco a descarbonização e a segurança energética, visa facilitar o transporte de e-metanol, amônia verde e outros derivados sustentáveis entre os continentes.

Representando o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, ressaltou a importância dessa parceria. “Este acordo é um passo fundamental para conectar regiões estratégicas na produção e consumo de energia limpa, e também para apoiar a transição energética e a geração de energia verde brasileira”, comentou. 

A assinatura contou ainda com a presença do presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, e do CEO do Duisport Markus Bangen.  

A colaboração entre os três portos reflete uma abordagem integrada e global para a transição energética. Com seu potencial de geração de energia solar e eólica, o Ceará e o Nordeste podem se tornar um exportador chave de derivados de hidrogênio verde a baixo custo.

Além disso, o Corredor Verde representa um modelo para futuras parcerias internacionais, demonstrando como a colaboração e a inovação podem criar soluções para desafios climáticos globais.