Equipe do Pacto por um Ceará Pacífico se reúne com vice-prefeito de Fortaleza para debater revitalização da Praia de Iracema

22 de junho de 2022 - 14:06 # # # #

Membros da equipe do Pacto por um Ceará Pacífico receberam, na última terça-feira (21), o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, além de representantes de diversas secretarias do município e também órgãos do poder público estadual. O encontro, que aconteceu na sede do Pacto, na Capital, tratou da iniciativa Iracema, Território Vivo, uma ação pensada para a revitalização de uma extensa área na Praia de Iracema, abrangendo vários equipamentos públicos desde a Estação das Artes até o Centro Cultural Belchior.

O objetivo do Iracema, Território Vivo é promover a segurança cidadã, por meio da articulação dos diferentes atores sociais com atuação na área, ampliando a presença de políticas públicas. A iniciativa também visa favorecer a melhoria urbana (iluminação, limpeza, pavimentação); articular, junto aos órgãos responsáveis, atividades de prevenção social à violência; fomentar, junto aos atores locais, ações de responsabilidade social direcionadas aos segmentos vulneráveis.

Carla da Escóssia, assessora especial da Governadoria, ressaltou o papel de articulação que será realizado através do Pacto por um Ceará Pacífico. “Queremos dar uma nova cara para aquela área. É algo necessário, uma revitalização em muitos pontos. Vamos fazer o nosso trabalho de articulação, como também reforçar diversas ações de prevenção pensadas para aquele local”, disse.

Élcio Batista salientou que, apesar do grande potencial, também é preciso ficar atento aos desafios reservados para a área abraçada pela ação Iracema, Território Vivo. “Acho que a gente tem um desafio muito interessante na Praia de Iracema. Estamos falando de uma área com uma vivacidade muito grande. Um território tão vivo e tão diverso, mesmo em um espaço pequeno. Temos muito trabalho a fazer e questões para responder e resolver”, comentou.

Próximos passos

Após este primeiro momento, novas reuniões acontecerão em breve para a consolidação e a validação da matriz estabelecida, composta por prevenção social, desenvolvimento urbano e segurança cidadã, no encontro da última terça-feira. Nos próximos meses também será discutida a elaboração do Plano de Ação para o Iracema, Território Vivo, além de todo o trabalho de inserção territorial.