Jade Romero participa de reunião de apresentação do PReVio com secretarias coexecutoras

24 de janeiro de 2023 - 17:09 # # # # # # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Thiago Gaspar - Fotos

A vice-governadora Jade Romero se reuniu, nesta terça-feira (24), com parte do secretariado do Governo do Estado e o time que faz o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). O encontro, que aconteceu na sede da Vice-Governadoria, em Fortaleza, tratou de apresentar o PReVio para que se possa iniciar a construção de um trabalho conjunto entre as pastas abraçadas pelo Programa. Estiveram presentes a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França; a secretária da Juventude, Adelita Monteiro; a secretária da Diversidade, Mitchelle Meira;  além da assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia.

Jade Romero ressaltou o caminho percorrido por todos que sempre lutaram por um Ceará mais seguro, desde a criação do Ceará Pacífico até a chegada do PReVio. “O PReVio é fruto de um extenso trabalho iniciado pela ex-governadora Izolda Cela, ainda com o Ceará Pacífico. As políticas que serão implementadas através do Programa são todas baseadas em indicadores, dados científicos, uma ampla pesquisa que torna toda essa execução sólida”, disse.

Socorro França celebrou o espaço de debate e reafirmou o compromisso de todos que fazem parte do PReVio com ações que visam uma melhor sociedade para todos os cearenses. “Debater isso é muito importante. Sempre sonhei com a pacificação do nosso estado. Fico bastante feliz com essa movimentação, com essas reuniões. Estamos aqui para utilizar desses mecanismos para conseguir os nossos objetivos relativos aos trabalhos de prevenção à violência no Ceará. Precisamos trabalhar essas ideias desde o começo, na infância. Só assim teremos sucesso”, pontuou.

Integração

Carla da Escóssia relembrou que além da apresentação do PReVio para parte do secretariado, a reunião também é fundamental para buscar a integração e o trabalho intersetorial entre as pastas. “Colocamos em perspectiva nesta terça-feira a transversalidade da questão da violência no nosso estado. É importante deixar claro que a cooperação será vital para que nossas ações e atividades cumpram seus objetivos, até pelo fato da violência ser algo que se expressa em vários setores, logo precisa ser debatida em diversas frentes”, afirmou.

Adelita Monteiro corroborou e complementou salientando o papel da juventude dentro do escopo proposto pelo PReVio em todo o Ceará. “Toda política pública que você possa pensar está integrada com ações de diversas secretarias. Quando se fala de prevenção à violência, a juventude é obviamente uma pauta. Queremos proporcionar aos nossos jovens mais oportunidades para que possam trilhar melhores caminhos”, discorreu.

PReVio

O Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio), uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, tem a finalidade de pensar sobre ações de segurança social, na perspectiva de criação de políticas sociais, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra grupos minorizados como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e gestantes, além de egressos do sistema socioeducativos.

A iniciativa será fomentada a partir de três eixos: prevenção da violência juvenil e de gênero, fortalecimento da capacidade de prevenção e investigação policial, além do fortalecimento do sistema de medidas socioeducativas. Para isso, serão traçadas estratégias com incentivo em ações que contribuam com a prevenção comunitária da violência.

Em ação inédita no Brasil na área de prevenção à violência, o PReVio receberá um investimento de R$ 350 milhões, fruto de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado. Com isso, o Programa deve impactar mais de 100 mil pessoas dos dez municípios cearenses mais populosos: Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral, Itapipoca, Iguatu, Maracanaú, Quixadá e Maranguape.