Jovens do Virando o Jogo visitam Vice-Governadoria do Ceará em aula prática

21 de outubro de 2021 - 14:13 # # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Jovens do projeto Virando o Jogo, política pública do Governo do Ceará que faz parte do Programa Superação, puderam visitar a sede da Vice-Governadoria do Ceará nesta quinta-feira (21). Alunos do curso de assistente administrativo, os jovens conheceram vários setores do prédio público, profissionais da área que buscam atuar no futuro, além de também conversar um pouco com a vice-governadora Izolda Cela.

As aulas, teóricas e práticas, acontecem com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e fazem parte da segunda fase do projeto, quando os jovens passam pelo período de qualificação profissional e contam com um reforço em outros assuntos como esporte e cultura.

Para a vice-governadora, visitas como a desta quinta são sempre prazerosas e rendem experiências grandiosas para os jovens. “Vocês vão descobrir nos estudos da administração como existem vários nós para serem desatados por vocês e também de nossa parte. É uma área desafiadora, sem dúvidas, mas de bastante valor”, disse.

Base consolidada

Isabele Rodrigues, 18, sempre se identificou com a área de administração. Quando soube da oportunidade do curso através do projeto não pensou duas vezes na escolha.”Eu sempre gostei da parte administrativa e já fui buscando esse tipo de curso. Foi uma grande oportunidade, além de nos desenvolver como pessoas. O curso foi tão maravilhoso na minha vida que agora estou fazendo faculdade na área”, contou.

A jovem complementa que a grade curricular vista durante as aulas do projeto foi uma verdadeira base sólida para sua entrada no mundo universitário. “É um projeto incrível. O Virando o Jogo realmente mudou a minha vida, me transformou, mudou minha mentalidade, me fez crescer como pessoa e acredito que esse curso vai me levar muito longe. Por exemplo, o que estou estudando hoje na faculdade, eu já tinha visto nas aulas. É incrível”, declarou.

Também com 18 anos, Julya Ester, moradora do bairro Planalto Ayrton Senna, a jovem aproveitou a oportunidade para exaltar todo o processo de vivência com o Virando o Jogo até a fase atual do projeto. “Estou achando maravilhoso. As aulas são de qualidade, o incentivo por parte do governo, não só através da bolsa, mas também com os cursos, a estrutura, é tudo incrível. Adorei a visita, nunca imaginei que entraria neste prédio”, relatou.

Missão

A professora Patrícia Pires, 40, explica que a ideia das visitas com os jovens faz parte do método de ensino do Senac, mostrando na prática o que os matriculados também encontram nas salas de forma teórica. “No plano de curso do Senac nós falamos de empresa e gestão. A ideia da visita é para que eles conheçam na prática o que acontece nesses ambientes. Até para que eles possam se ver em uma empresa como essa, para fortalecer esse tipo de experiência”, pontuou.

A educadora também conta que apesar de ser desafiadora, a troca com os alunos e a vivência na sala de aula é algo gratificante. “É uma missão. Fazemos realmente por amor. É um desafio muito grande, mas a gente se empenha pois queremos ver eles crescendo, se desenvolvendo. Trabalhar com eles é proporcionar o melhor para a sociedade de uma maneira geral”, finalizou.