Corpo técnico do Projeto Virando o Jogo realiza reunião de planejamento para 2023

5 de janeiro de 2023 - 16:26 # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Rosane Gurgel - Fotos

A equipe de gestão do Projeto Virando o Jogo convidou gerentes, articuladores sociais, assistentes sociais, psicólogos e bombeiros monitores para a reunião de planejamento visando o ano de 2023. O encontro, sediado no auditório da Vice-Governadoria do Ceará, acontece em duas partes, nesta quinta-feira e na próxima sexta-feira (6). O objetivo do evento é debater com as equipes que executam o Virando sobre os êxitos e desafios na implementação das atividades. Foram abordados pontos específicos com o intuito de favorecer a reflexão dos participantes e estimular uma conversa propositiva para o planejamento das próximas edições.

De acordo com a coordenadora do Projeto, Ravena Bezerra, eventos como o desta quinta-feira são valiosos para a construção do futuro do Virando. “Esses momentos são de fundamental importância, pois são em reuniões assim que podemos analisar o que foi feito durante o ano, nos avaliar, ver o que funcionou, o que foi efetivo e mudar de caminho se for necessário. O sucesso do Projeto hoje é fruto do trabalho de todos que estão aqui, e queremos seguir neste ritmo para 2023”, pontuou.

Com edições em Fortaleza e Sobral desde 2019, o Virando o Jogo já contou com mais de 5 mil jovens matriculados. A juventude, por meio de diversas ações, também criou um total de 173 intervenções sociais e comunitárias nas duas cidades, além de receber 4.565 benefícios de Vale Gás. Os inscritos também participaram de 2.419 atendimentos por parte da equipe psicossocial, apoio emocional importante concedido pelo Projeto.

Para os próximos anos, com a inclusão do Virando o Jogo no Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), o objetivo é atender 10 mil jovens e adolescentes até 2026. Além disso, a ação será expandida para outros oito municípios: Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Quixadá.

Coordenador de áreas da ação, o coronel do Corpo de Bombeiros do Ceará, Carlos Viana, completou lembrando que um bom diálogo entre as instituições parceiras, órgãos do Governo e membros das equipes que formam o Virando o Jogo é algo a ser comemorado e mantido para o ano que se inicia. “É bastante importante todo o trabalho de tratativas que está sendo feito entre os órgãos que executam o Projeto. Esse fluxo positivo e proativo é essencial para que possamos seguir conseguindo alcançar nossos objetivos para com a juventude visando as próximas edições”, finalizou.

Livro-reportagem

Várias histórias emocionantes de participantes do Virando o Jogo, sejam eles de edições anteriores ou ainda vigentes, podem ser encontradas na obra “Aqui contém sonhos”, recentemente lançada pelo Governo do Ceará. O livro-reportagem traz um apanhado de toda a trajetória do Projeto, com diversos números, figuras fundamentais para o andamento da ação, além de depoimentos de autoridades. A obra pode ser encontrada na versão PDF no site do Projeto.

Certificação

Já no final do evento, concludentes do curso de Círculo de Construção de Paz, realizado pela Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz (Compaz), núcleo da Vice-Governadoria, receberam seus certificados como formadores.