Izolda Cela participa de seminário com prefeitos e gestores públicos na Assembleia Legislativa

7 de outubro de 2021 - 18:27 # # # # #

A vice-governadora Izolda Cela, representando o governador Camilo Santana, participou nesta quinta-feira (7) da abertura do Seminário de Governança para prefeitos e gestores públicos, uma realização da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento híbrido, com sede no auditório do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes e contando também com participações através da plataforma zoom, tem como objetivo disseminar o conhecimento da governança como referência para o desenvolvimento de administrações públicas municipais, de modo que possam se tornar cada vez mais eficientes no atendimento das demandas dos cidadãos, sustentadas na transparência e qualidade dos serviços prestados.

O encontro, que acontece até a próxima sexta-feira (8), conta com a parceria da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), do Núcleo de Responsabilidade Social (NRS), da Rede Governança Brasil (RGB), da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), do Instituto Plácido Castelo (IPC) e do Tribunal de Contas do Estado.

Izolda Cela salientou a importância de eventos como o desta tarde para a sociedade de uma maneira geral. “Esse seminário é algo realmente muito relevante. Acredito que os participantes vão ter uma ótima oportunidade para ouvir e compartilhar experiências. Com certeza será algo muito rico e construtivo para todos. Qualificar a governança trata-se de se preparar para fazer as entregas que a população merece e espera”, disse.

O deputado Salmito Filho, presidente da Unipace, aproveitou sua fala para reafirmar o propósito de qualificação do encontro. “O objetivo principal desse seminário, já agradecendo as instituições parceiras por todo o apoio, é qualificar cada vez mais, capacitar, chamar atenção para conceitos, ferramentas, que auxiliam e possam ajudar os nossos prefeitos, prefeitas, gestores, secretários e assessores”, pontuou.

Prefeito do município de Chorozinho e presidente da Aprece, Júnior Castro destacou o valor de trazer todos os assuntos abraçados pelo evento para um debate entre diversas personalidades. “Hoje é um dia muito importante. Teremos a oportunidade de discutir um tema que precisamos fortalecer cada vez mais, que é a governança nos municípios. A Aprece vem para debater esses temas e outros, como a questão da transparência, a sustentabilidade, para que possamos trabalhar no desenvolvimento das nossas cidades”, discorreu.

Também estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, a primeira-dama da Assembleia, Cristiane Sales Leitão, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Valdomiro Távora, o presidente da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará e vereador do município de Umirim, Antônio Bastos Braga Filho, além de outras autoridades.

Palestras

Dentre os palestrantes do evento estão o ministro do Tribunal de Contas da União e principal representante da RGB, Augusto Nardes, o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, o ex-secretário de Saúde do Paraná, Antônio Carlos F. Nardi, além dos ex-ministros Raul Velloso e Cláudia Cotins.

Também irão expor suas experiências e aprendizados o prefeito de Maragogi/AL, Sérgio Lira, que apresentará o case de governança pública já implantada no município, e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que falará sobre as iniciativas na educação que tornaram a cidade referência nacional de política pública do setor.