Vice-governadora participa da abertura do IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

17 de outubro de 2018 - 18:00 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou, nesta quarta-feira (17), da abertura do IV Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento, fruto de uma parceria envolvendo o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e o Instituto Rui Barbosa (IRB), acontece entre os dias 17 e 19 de outubro.

“O Tribunal de Contas tem sempre contribuído muito com ações que visam expandir o conhecimento e qualificar, cada vez mais, o trabalho relacionado a prestação do serviço de controle. Os gestores públicos necessitam de uma retaguarda protetora e indutora de boas práticas. E é isso que nós vemos se fortalecer aqui no Ceará”, disse Izolda Cela em seu discurso.

A ação tem por objetivo a melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos sobre a qualidade das políticas públicas. Além disso, propicia um networking intenso entre profissionais da área para multiplicação e intercâmbio.

Nos três dias de encontro, palestrantes do Brasil e de outros países vão abordar temas de relevância na área. Também haverá apresentação de pesquisas científicas, oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio entre gestores e servidores públicos, integrantes de Tribunais de Contas, especialistas em Governança e Políticas Públicas, professores e estudantes.

O presidente do TCE Ceará, Edilberto Pontes, deu as boas-vindas aos presentes e elogiou o congresso. “Para que um congresso como esse acontecesse, muita gente trabalhou muito. E temos que aproveitar essa ocasião para refletirmos sobre os desafios do século XXI. Como se tornar uma instituição relevante, que dê frutos à sociedade, é um dos desafios que vamos tratar aqui”, disse.

O congresso segue nesta quinta-feira (18) com painéis paralelos sobre Políticas Públicas nas áreas da Saúde, Educação, Segurança, Gestão Fiscal, Controle, Licitações e Contratos. Também constam na programação, apresentações de trabalhos científicos, lançamentos de livros, reuniões técnicas de Comitês e Comissões do IRB, além de feiras e stands.

Finalizando as atividades no dia 19, fecham o painel geral: Mariana Mota Prado (doutora em Direito – Canadá), Alexandre Alves Porsse (doutor em Economia – Rio Grande do Sul) e Bruno Quick (engenheiro civil, especialista em Políticas Públicas – Minas Gerais).

A Conferência de Encerramento terá como tema “Política Pública de Estado ou de Governo? Controle de políticas públicas e a efetividade”, do prof. dr. Juarez Freitas, presidente do Instituto Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público.