Vice-Governadoria do Ceará apresenta números do Virando o Jogo para grupo gestor do Programa Superação

30 de junho de 2021 - 16:15

Em reunião com o grupo gestor do Programa Superação nesta quarta-feira (30), a Vice-Governadoria do Ceará apresentou os resultados referentes ao projeto Virando o Jogo no período de dezembro de 2019 até dezembro de 2020. O encontro virtual também aprovou relatório acerca das atividades da ação, documento que será encaminhado à Assembleia Legislativa.

Carla da Escóssia, assessora especial da Vice-Governadoria, lembrou todas as dificuldades enfrentadas pelas pessoas à frente do Superação durante todos esses anos. “O Programa faz jus ao seu nome: Superação. Passamos por muita coisa para chegar até aqui e queremos avançar ainda mais”, disse.

Socorro França aproveitou a oportunidade para destacar o fundamental papel do Superação para a recuperação de jovens de Fortaleza. “A eficiência do Superação é incontestável. Não é fácil, nós sabemos, mas os resultados são significativos. Tudo que posso dizer é que estamos no caminho certo”, comentou.

Também participaram do encontro virtual o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), Inácio Arruda, o coordenador do Virando o Jogo, coronel Carlos Viana, além de representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria da Cultura (Secult) e Secretaria da Educação (Seduc).

Números positivos

Atualmente o Virando o Jogo conta com 1641 jovens em atividade, somando as duas edições do projeto. Deste total, 611 irão concluir cursos de qualificação até setembro de 2021. Ainda sobre o período entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020, 47,6% dos jovens foram encaminhados para reinserção escolar, dos quais 36,9% retornaram de fato para a escola.

Virando o Jogo

O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que faz parte do Programa Superação e conta com a execução da Vice-Governadoria em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O Projeto é direcionado para jovens que não estudam e não trabalham. A ação visa possibilitar uma oferta de atividades de cunho sócio educativo, de qualificação profissional, na perspectiva de fomentar o retorno desse público ao ambiente escolar, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.

Dividido em três fases, o Virando o Jogo possibilita aos seus matriculados uma passagem por vários setores até oportunizar sua inserção no mercado de trabalho. Na fase inicial, o jovem atravessa os módulos de formação cidadã e ação comunitária. Logo depois é a vez da qualificação profissional com um reforço em assuntos como esporte e cultura. Em um último momento, acontece o enfoque em áreas voltadas para o empreendedorismo. Todos esses passos são alinhados à reinserção escolar e ao acompanhamento familiar.