Governo do Ceará inaugura Centro de Educação Infantil em Sobral

15 de maio de 2021 - 14:06 # # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Prefeitura de Sobral - Fotos

As crianças do município de Sobral ganharam mais um Centro de Educação Infantil (CEI) na manhã deste sábado (15). A inauguração do equipamento, que marcou o início da XI Semana do Bebê de Sobral, contou com as participações da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, do prefeito da cidade, Ivo Gomes, e da secretária da Educação, Eliana Estrela. O CEI Darcy Ribeiro, localizado no bairro Cidade Dr. José Euclides, tem capacidade para atender 208 pequeninos de 0 a 5 anos, nas modalidades creche e pré-escola, e já conta com 176 matrículas realizadas.

Izolda Cela falou sobre a importância da construção de espaços como os CEI’s para o desenvolvimento dos mais novos. “As ações, como a de hoje, estão inseridas dentro de uma política ampla de atenção para as crianças da primeira infância. Essas atividades são fundamentais para nós termos uma condição de progresso mais saudável para os pequeninos, algo mais harmonizado de acordo com o que a sociedade precisa”, disse.

A estrutura do CEI Darcy Ribeiro comporta quatro salas de aula, laboratório de informática, fraldário, berçário, dormitório, banheiros infantis, depósito de limpeza, vestiário, área de serviço, recepção, refeitório, copa, cantina, cozinha, diretoria e um parque infantil. Foram investidos no equipamento cerca de R$1,4 milhão de recursos do Governo do Ceará, além de contrapartida da Prefeitura de Sobral na construção, aquisição de mobiliário e de equipamentos para o novo espaço.

Ivo Gomes comemorou a chegada de mais um equipamento voltado para as crianças de Sobral. “Nós estamos em uma leva de inaugurações de Centros de Educação Infantil aqui na cidade. Quatro deles são em parceria com o Governo do Estado. O CEI Darcy Ribeiro é o primeiro dessa leva”, pontuou.

Mais Infância Ceará

A construção de Centros de Educação Infantil faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A iniciativa, que abrange todos os 184 municípios do território cearense, é centrada em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Aprender e Tempo de Brincar. É justamente o Tempo de Aprender que compreende a escola como direito de todos, visando atender à meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Em janeiro deste ano, o governador Camilo Santana sancionou lei que atualizou e consolidou o Mais Infância Ceará como política pública de Estado. O novo documento substituiu o que estava vigente, desde março de 2019, quando instituía a iniciativa como uma lei estadual, promovendo e desenvolvendo ações intersetoriais para promoção do progresso infantil.

Onélia Santana participou do evento deste sábado de forma virtual e aproveitou a oportunidade para salientar os bons números da cidade de Sobral em relação ao cuidado com as crianças do município. “Os CEI’s chegam para dar mais oportunidades para o desenvolvimento das crianças. Fico feliz de poder reconhecer todos os indicadores favoráveis de Sobral no cuidado, em todas as etapas da primeira infância, com as crianças da cidade. Desejo que brevemente os pequeninos possam estar usufruindo desse espaço”, finalizou.