Praça Mais Infância do Polo de Lazer Tancredo Neves oferece diversão e saúde para vários bairros de Fortaleza

8 de março de 2022 - 16:30 # # # # #

Para oportunizar mais desenvolvimento e brincadeiras às crianças fortalezenses, o Governo do Ceará entregou, na tarde da última segunda-feira (7), a 26ª Praça Mais Infância. O equipamento, localizado no Polo de Lazer Tancredo Neves, no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza, também beneficiará as famílias que residem nos conjuntos Tasso Jereissati, Salinas e demais comunidades próximas.

A inauguração foi conduzida pelo governador Camilo Santana, ao lado da vice-governadora Izolda Cela; do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno; do prefeito de Fortaleza, José Sarto; do superintendente Estadual do Meio Ambiente, Carlos Alberto Mendes; e outras autoridades, entre vereadores e lideranças comunitárias.

Tempo de Brincar

Fruto da parceria entre Estado, por meio do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama Onélia Santana, e Prefeitura de Fortaleza, o polo possui uma área de 23 mil m² . Apenas no equipamento inaugurado nesta segunda-feira, foram investidos cerca de R$ 920 mil.

“A Praça Mais Infância é toda adaptada para as crianças brincarem e se divertirem. Ela está dentro do pilar Tempo de Brincar do Programa Mais Infância. É um espaço próprio para as famílias se encontrarem e se unirem. Recentemente inauguramos no São João do Tauape um espaço para a população. Temos feito isso em todas as áreas de Fortaleza, em parceria com o Sarto, e em todos os municípios cearenses”, ressaltou o governador Camilo.

As Praças Mais Infância são compostas por playgrounds, quadras poliesportivas, áreas de convivência, bicicletário, para realização de atividades artísticas, culturais, educacionais e de lazer.

Até o momento, o Mais Infância Ceará viabilizou 454 equipamentos em todo o Ceará: 26 Praças Mais Infância; 183 Brinquedopraças; 78 Centros de Educação Infantil (CEIs); 137 Brinquedocreches; 20 Núcleos de Estimulação Precoce; quatro Estações do Praia Acessível; duas fábricas do Mais Nutrição; dois Complexos Mais Infância; e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

A vice-governadora Izolda Cela também registrou a importância das parcerias para oportunizar espaços de lazer mais iluminados e arborizados para os cidadãos. “Essa praça tem um foco para as crianças, para o lazer delas. O que as crianças precisam é de um espaço para brincar. E as famílias terem essa condição perto de casa é muito legal. É do tipo de transformação que eu me sinto feliz de ver e poder participar”.

A dona de casa Ana Amélia da Silva, 58, mora no Tancredo Neves há 39 anos. Segundo ela, a praça traz ainda mais alegria para as comunidades no entorno do polo de lazer. “Minha mãe mora aqui em frente. É uma honra receber esse novo equipamento para as crianças e idosos. Nós estamos muito felizes”, celebrou Ana Amélia.

O polo, localizado dentro do Parque Estadual do Cocó, ao lado da BR-116, já conta com uma areninha, inaugurada em 2020, quatro quadras, sendo uma poliesportiva, duas de futsal e uma de vôlei de praia. O investimento total é de quase R$ 4 milhões em toda a área do complexo poliesportivo.

“Equipamentos como esse trazem de volta a família que estava afastada para socializar. Tudo isso somado aos esforços da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado. Estou muito agradecido. Eu que comecei no Tancredo Neves como médico, volto como prefeito “, enfatizou José Sarto.

Além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, o Programa Mais Infância também dialoga com ações de educação ambiental, como a plantação de mudas frutíferas e ornamentais nativas do Ceará nos equipamentos. Os moradores das áreas beneficiadas também recebem mudas durante as inaugurações.

Artur Bruno, titular da Sema, ressaltou as ações integradas para promover uma melhor convivência das comunidades com o meio ambiente. “O Parque do Cocó atravessa Fortaleza, passando por 15 bairros, e nove bairros terão equipamentos desse tipo. Isso faz com que a criançada e as pessoas mais idosas possam ter um lugar de encontro, com as mais diversas atividades para a comunidade”.

“Para nós é uma conquista. Vamos aproveitar muito a academia e a natureza. Ficou muito bonito”, afirmou o morador Luciano de Paiva Matos, 37, que levou a filha e o sobrinho para brincar no novo espaço.