Projeto Virando o Jogo é apresentado como case de sucesso em congresso sobre educação

26 de fevereiro de 2021 - 09:30 # # # #

João Pedro Guedes - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Ação ligada ao Programa Superação, o Projeto Virando o Jogo será exposto nesta sexta-feira (26), às 17h, como case de sucesso pela vice-governadora do Ceará, Izolda Cela. A apresentação acontecerá em um congresso virtual promovido pelo Serviço Social do Comércio (SESC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A palestra poderá ser acompanhada através de inscrição no link https://www.fecomercio-ce.com.br/congressodeeducacao/.

Mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o Projeto Virando o Jogo conseguiu expandir suas áreas de atendimento em 2020, além de alcançar o salto de 636 para 915 jovens atendidos. A previsão para 2021 é aumentar ainda mais o alcance, com o início da terceira e quarta edições no segundo semestre deste ano, e chegar até 2.200 matriculados.

Izolda Cela lembrou o importante papel desta política pública para trazer o jovem de volta para o ambiente escolar. “O Virando o Jogo é uma ação de resgate. Estamos buscando resgatar esses meninos e meninas e inseri-los na escola e no mercado de trabalho. Eles passaram por situações na vida que os levaram a se descolar da escola, e muitos estão sem perspectiva de trabalho. Jovem fora da escola é sempre uma luz vermelha piscando e, por onde andamos, vemos essa demanda forte de oportunidades para a juventude”, comentou.

“O que buscamos é fazer com que essa juventude passe a acreditar na vida e a criar oportunidades. É um projeto único no país que tem potencial para impactar 10 mil jovens por ano”, completou de forma esperançosa a vice-governadora.

Sobre o Projeto

O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que faz parte do Programa Superação e conta com a execução da Vice-Governadoria em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). O Projeto é direcionado para jovens que não estudam e não trabalham. A ação visa possibilitar uma oferta de atividades de cunho sócio educativo, de qualificação profissional, na perspectiva de fomentar o retorno desse público ao ambiente escolar, além de fortalecer vínculos familiares e comunitários.

Dividido em três fases, o Virando o Jogo possibilita aos seus matriculados uma passagem por vários setores até oportunizar sua inserção no mercado de trabalho. Na fase inicial, o jovem atravessa os módulos de formação cidadã e ação comunitária. Logo depois é a vez da qualificação profissional com um reforço em assuntos como esporte e cultura. Em um último momento, acontece o enfoque em áreas voltadas para o empreendedorismo. Todos esses passos são alinhados à reinserção escolar e ao acompanhamento familiar.

Áreas de atuação

Atualmente, o Virando o Jogo engloba mais de 20 bairros de Fortaleza. Os locais são escolhidos através de critérios que levam em conta dados socioeconômicos, números relativos à população na faixa etária de 15 a 19 anos, como índices de quantidade de jovens por área e evasão escolar, entre outros.

Para cobrir tamanha demanda, o Projeto conta com cinco gerências de área, 26 monitores/bombeiros, 12 articuladores sociais, seis assistentes administrativos, 26 instrutores de qualificação profissional, 19 mediadores de campo e 11 pesquisadores.

Os bairros agraciados são Cais do Porto, Mucuripe, Vicente Pinzón, Lagamar, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Moura Brasil, Pirambu, Antônio Bezerra, Floresta, Quintino Cunha, Vila Velha, Autran Nunes, Bonsucesso, Genibaú, Granja Portugal, Pici, Bom Jardim, Granja Lisboa, Manoel Sátiro, Siqueira, Planalto Ayrton Senna, Barroso, Conjunto Palmeiras, Curió/São Miguel e Jangurussu.