Superação: Mais de 800 jovens iniciam fase de qualificação profissional através do Projeto Virando o Jogo

7 de dezembro de 2020 - 12:52 # # #

João Pedro Guedes - Repórter Queiroz Netto - Fotos

Um total de 839 jovens iniciam fase de qualificação profissional nesta segunda-feira (7) através do Virando o Jogo. O projeto, que faz parte do Programa Superação, irá ofertar diversos cursos como de assistente administrativo, eletricista, cabeleireiro assistente, fotografia, manicure e pedicure, maquiador, montador e reparador de computadores, vendedor e modelista. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira , na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), localizada no bairro Centro, e em alguns equipamentos públicos das áreas do projeto.

A qualificação profissional é a segunda de três fases que compõem as atividades do Virando o Jogo. A primeira fornece para os jovens acesso a conteúdos sobre juventude, direitos sociais, educação ambiental e organização coletiva. Já na segunda os participantes passam por momentos de reinserção escolar, além de desenvolverem ações comunitárias. Na terceira e última, a etapa que envolve gestão e empreendedorismo, acontece a tentativa de inserção no mercado de trabalho.

Impacto nas pessoas

Na última semana, nos dias 2 e 3, os jovens encerraram o módulo de ação comunitária realizando diversas atividades por várias áreas cobertas pelo projeto. Aluna da turma 47, sediada no quartel do Corpo de Bombeiros do bairro Mucuripe, Rayane Rodrigues, 20, encontrou nas aulas e reuniões um local para, além de aprender, também superar medos. “As aulas do projeto fizeram com que eu perdesse alguns medos, como falar em público e isso foi uma mudança que notei em mim. Aqui apresentamos trabalhos para toda a turma, além de lidar com pessoas novas, novos professores a cada fase, isso faz com que você vá se soltando e é bem bacana”, disse.

Visando a próxima fase, a jovem já escolheu qual curso quer fazer. Para Rayane, a decisão vai ajudar em uma carreira bem desejada por ela: a de influencer. “Quero fazer o curso de maquiadora. Tenho um perfil nas redes sociais e isso com certeza vai me ajudar nas minhas gravações”, pontuou.

Monitor da turma, Francisco Luiz Oliveira, 60, ou tenente Luiz, como é conhecido, tem orgulho dos seus alunos. De acordo com o experiente tutor, o trabalho com a juventude nos moldes do Virando o Jogo é algo exemplar. “Esse projeto é altamente bem feito, muito bem elaborado e bem organizado. Trabalhar com essa garotada é bom demais, algo que nunca tive na minha vida e que vem sendo bastante proveitoso também para nós, que estamos à frente da turma”, ponderou.

Sentimento de pertencimento

No bairro Barra do Ceará, mais precisamente dentro do Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (CEPID), situa-se a turma 57. Sob o comando da professora Daniela Ximenes, 25 jovens prepararam uma peça, com o tema “O verdadeiro significado do Natal”, para se despedir do módulo de ação comunitária.

De acordo com Emily Vitória, 17, o projeto ocupa espaço importante em sua vida. Antes a jovem passava suas horas em casa e agora foge da ociosidade aprendendo e produzindo materiais que talvez mais na frente possam ser utilizados por sua comunidade. “O Virando o Jogo me deu um direcionamento. Meses atrás eu não tinha tanta ideia do que eu queria fazer e o projeto me agregou em muitas coisas. Hoje, por exemplo, já penso em trabalhar com vendas. É gratificante sair na rua, com a camisa do projeto, e ser procurado para ter mais informações sobre o que é isso, ver as pessoas também querendo participar”, contou.

Conhecendo a situação de seus alunos de perto, a professora Daniela vê diariamente o impacto causado pelo projeto. “Acho que a questão de tudo que envolve o Programa Superação, em especial nesse módulo de ação comunitária, deixa no jovem esse sentimento de pertencer a algo. Através de pequenos atos, eles podem fazer alguma coisa por eles mesmos, por suas famílias, por sua comunidade, para quem sabe conseguir mudar a sua realidade e a desses locais”, comentou.

Novas vagas

O Virando o Jogo está ofertando 1.100 vagas para jovens, com idade entre 15 e 19 anos, que não trabalham e nem estudam, de 28 bairros de Fortaleza. As inscrições, por hora, podem ser feitas através do link superacao.ceara.gov.br via formulário online. Os interessados precisam apresentar carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. A previsão para o início das atividades é 11 de janeiro de 2021.