Projeto Virando o Jogo abre 1.100 vagas visando 28 bairros de Fortaleza

24 de novembro de 2020 - 10:34 # #

O projeto Virando o Jogo está ofertando 1.100 vagas para jovens, com idade entre 15 e 19 anos, que nem trabalham e nem estudam, de 28 bairros de Fortaleza. A ação faz parte do Programa Superação, que tem como objetivo trazer novamente esse público para o ambiente escolar, além de promover oportunidades de capacitação profissional. As inscrições, por hora, podem ser feitas através do link superacao.ceara.gov.br via formulário online. Os interessados precisam apresentar carteira de identidade (RG), CPF e comprovante de residência. A previsão para o início das atividades é 11 de janeiro de 2021.

Os bairros agraciados são Aerolândia, Alto da Balança, São João do Tauape, Cais do Porto, Mucuripe, Praia do Futuro I e II, Vicente Pinzón, Edson Queiroz, Moura Brasil, Pirambu, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Genibaú, Granja Portugal, Autran Nunes, Bom Jardim, Canindézinho, Parque São José, Planalto Ayrton Senna, Granja Lisboa, Siqueira, Conjunto Palmeiras, Jangurussu, Barroso, Curió, José de Alencar e Guajeru.

A vice-governadora Izolda Cela destacou a importância da iniciativa como forma de intermediar o retorno dos jovens aos estudos. “Eles passaram por situações na vida que os levaram a se desprender do ambiente escolar, e muitos estão sem um cenário ideal para trabalho. Jovem fora da escola é sempre um alerta aceso e, por onde andamos, vemos essa demanda forte de oportunidades para a juventude”, disse.

Sobre o projeto

O Virando o Jogo é uma política pública do Governo do Estado que desenvolve atividades de cunho social, cultural, esportivo e de qualificação profissional, além de incentivar os jovens para retornar à escola. O projeto também fomenta ações de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Atualmente, o Virando o Jogo tem 824 jovens participando do Módulo Ação Comunitária, com direito a uma bolsa de ajuda de custo. A fase que se inicia tem parceria com o SENAC para qualificação profissional e inserção produtiva. Dentre os cursos ofertados estão os de fotografia, barbearia, eletricista, vendas e outros.