Governo do Ceará: secretarias estaduais fornecem insumos para Saúde no combate à covid-19

25 de março de 2020 - 17:02 # # # #

Pastas disponibilizam estoques de papel toalha, álcool em gel, máscaras e luvas para frear o avanço do novo coronavírus no Ceará

As secretarias que compõem o Governo do Ceará estão empenhadas em garantir que o sistema de saúde terá capacidade de atender a demanda dos cearenses durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, as pastas têm disponibilizado diversos insumos à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), que está articulando as ações contra a Covid-19 no Estado. Entre os produtos cedidos estão: papel toalha, álcool em gel, máscaras e luvas.

“Vemos realmente o funcionamento de uma rede, porque todos os órgãos estão se sentindo responsáveis por ajudar e estão comprometidos nesta missão, com respostas imediatas e uma articulação rápida para conseguir os insumos”, ressaltou Anna Vicente, assessora da Superintendência da Região de Saúde de Fortaleza.

Insumos

A Vice-Governadoria cedeu todo o estoque de sabão líquido, papel toalha e álcool em gel. A Secretaria da Educação (Seduc) emprestou móveis para o Hospital Leonardo Da Vinci. A unidade de saúde foi adquirida temporariamente pelo Governo do Estado — e já está em funcionamento — para atender exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A Sesa recebeu sabão, máscaras e luvas das 53 escolas de educação profissional que ofertam curso técnico de enfermagem. Além dos insumos, a Seduc colocou à disposição veículos para transporte de equipamentos.

A Secretaria de Planejamento (Seplag) organizou três rotas de ônibus para o transporte dos profissionais que irão atuar no Hospital Leonardo da Vinci. Já o Metrofor disponibilizou seus galpões para serem usados como central de manutenção dos respiradores, além de insumos de limpeza, como sabão e papel toalha.

Paralelamente, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) está com técnicos atuando na fabricação de máscaras e equipamentos que possam auxiliar no tratamento dos pacientes.

Solidariedade

O setor privado do Ceará também tem somado esforços com o objetivo de combater à covid-19. Nesta quarta-feira (25), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), anunciou a produção de 3 mil peças por dia de máscara facial e confecção, inicialmente, de 9 mil máscaras de tnt. Todas as unidades serão doadas ao Governo do Ceará.