Com um ano de obras, Hospital Universitário do Ceará alcança 42% de construção concluída

16 de fevereiro de 2022 - 10:23 # # # # #

Com a expectativa de entregar mais um equipamento a serviço da Ciência e da Saúde dos cearenses, o governador Camilo Santana apresentou aos deputados estaduais, na tarde da última terça-feira (15), a execução do Hospital Universitário do Ceará, erguido no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) no bairro Itaperi, em Fortaleza. Após um ano desde a assinatura da ordem de serviço, as obras do complexo hospitalar seguem em ritmo avançado, alcançando, hoje, 42% de execução.

A vice-governadora Izolda Cela; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o secretário da Saúde, Marcos Gadelha; o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; o reitor da Uece, Hidelbrando Soares; participaram da visita ao lado também do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, e demais deputados estaduais.

De acordo com o governador Camilo Santana, a unidade que deve ampliar a rede de assistência médica e hospitalar coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) pode ser entregue ainda no fim deste ano. O equipamento será destinado, especialmente, ao atendimento da população da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

“A localização fica em uma área onde praticamente não tem nenhuma unidade de saúde do Estado e vai servir para a população da Região Metropolitana de Fortaleza e para todo o Ceará. O acesso será duplicado e requalificado, bem como a área [do entorno]. Inclusive, já está em fase de licitação. É importante o investimento nesse acesso”, ressaltou o governador durante a apresentação à comitiva parlamentar.

“O Governo do Ceará, por meio da Sesa, vai deixar um legado para o ensino e para a pesquisa em Saúde no Estado, porque, além de uma unidade de atendimento de alta complexidade para a população, o Hospital Universitário será um grande centro de formação de profissionais de áreas e especialidades distintas”, disse o secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha.

A capacidade tecnológica instalada e a estrutura voltada ao atendimento e ao corpo docente da Uece, segundo o gestor, vão fazer deste hospital um centro de excelência em Ciências da Saúde. “O maior beneficiado será o cidadão, com atendimento de ponta e profissionais qualificados”, afirmou.

Atualmente, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Uece conta com seis cursos de graduação – Medicina, Enfermagem, Biologia, Educação Física, Nutrição e Terapia Ocupacional – e mais de 40 cursos de pós-graduação. A universidade forma, por ano, cerca de 400 novos profissionais nessas áreas.

A obra

Ocupando uma área de 78,2 mil m², o complexo terá 655 leitos, entre clínicos e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), distribuídos em três torres principais: clínica, cirúrgica e materno-infantil. O investimento na construção chega a R$ 306,7 milhões. Os serviços de engenharia seguem conforme o cronograma da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

O empreendimento estadual, mesmo ainda em fase de construção, vem mostrando resultados importantes, como o número de empregos gerados na obra: são mais de 580 trabalhadores diretos, número que vai aumentar à medida que a estrutura do hospital é erguida, além de 3.500 empregos indiretos estimados.