Ceará Pacífico: reunião do Fórum de Mediação planeja cronograma para 2020

18 de fevereiro de 2020 - 16:35 # # #

Ascom ViceGov - Texto Queiroz Netto - Fotos

O Fórum Estadual de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz ocorreu na tarde desta terça-feira (18), na sede da Vice-Governadoria do Ceará. O encontro reuniu representantes de entidades públicas ligadas à Educação e à Justiça no Ceará, além de membros da sociedade civil organizada. A reunião definiu o planejamento de trabalho do grupo para este ano. 

“Quisemos reunir todos os parceiros para construir esse planejamento por meio de Círculo de Construção de Paz, que já é comum nos encontros do Fórum. A proposta é reforçar esse engajamento para que os parceiros venham com suas opiniões, aproveitando da melhor forma possível as pautas escolhidas com a participação de todos”, disse Amora Matos, assessora do Desenvolvimento Institucional da Vice-Governadoria do Ceará. 

Cultura de paz

As instituições que compõem o Fórum se reúnem mensalmente para trocar experiências e pensar estratégias para promover a educação, combater a violência e desenvolver uma cultura de paz. 

Pela primeira vez no encontro, Nadja Bortolotti, coordenadora estadual do programa “Justiça Presente”, exaltou a parceria estabelecida pelo Fórum. “Quero conhecer a iniciativa e as ações que estão sendo desenvolvidas, ver de que modo podemos fortalecer essa participação e, numa próxima oportunidade, apresentar as perspectivas do Justiça Presente”, apontou. 

Pacto por um Ceará Pacífico

O Fórum atua como parceiro do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, entre elas estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões ocorrem mensalmente.

 As instituições que desejam integrar o Fórum devem entrar em contato com a Coordenação de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116.