Ceará Pacífico: Jovens do Curió realizam I Festival Tô Napaz com a Juventude

19 de dezembro de 2019 - 13:52 # # # #

Igor Cavalcante - Texto e fotos

Adolescentes e jovens do Grande Curió organizaram o I Festival Tô Napaz com a Juventude da comunidade, como parte das ações articuladas no Pacto por um Ceará Pacífico. O evento, realizado no fim da tarde da última quarta-feira (18), foi um momento de celebração entre os participantes dos encontros semanais promovidos pela Vice-Governadoria do Ceará para discutir assuntos pertinentes para os jovens, como formação cidadã, promoção de saúde e oportunidades de empregos.

Conforme Ozanira Aquino, coordenadora do Ceará Pacífico no Grande Curió, toda a organização do evento foi protagonizada pelos adolescentes e jovens. “É um momento de muita felicidade, cumprimos nosso papel de trabalhar com jovens de 15 a 29 anos a cultura da paz. E todas as atividades foram pensadas conjuntamente com eles, o objetivo é justamente criar esse protagonismo juvenil, numa perspectiva de prevenção da violência e promoção da cultura de paz”, disse.

Festival da Juventude

Além do palco, que foi ocupado por diversas atrações ao longo da noite, o espaço, ao lado da Casa Napaz do Curió, ficou rodeado por empreendedores locais. “Os jovens acharam importante chamar seus familiares para colocar barraquinhas com venda de comida, artesanato e arte. Então, temos espaço para apresentar o que é produzido por eles”, afirmou Ozanira. Entre as atrações, houve ainda show de hip-hop, batalha de rap, dança e pastoril. 

Um dos jurados da batalha de rap, o estudante João Victor, 20, fez um balanço das atividades oferecidas neste ano pelo Napaz no Curió. “Discutimos coisas muito importantes, abordamos feminismo, conhecemos novas culturas. Venho desde o primeiro encontro, quando falamos os pontos e negativos da nossa área e vimos o que poderíamos melhor, porque eu mesmo achava o Curió perigoso, e a partir disso comecei a ver que é tranquilo”, avaliou. 

O rapper Michel Rizzi, 22, reforçou que ter ambientes como o Napaz fortalece a comunidade e estreita os vínculos entre seus moradores. “Já falamos muito sobre como a comunidade é vista como carente, sabemos que há uma carência, mas vemos essa comunidade com muito mais potência. Queremos tirar o estigma da violência, o Curió é o bairro do amor, da paz, da diversão. Esse bairro tem uma força gigantesca”, concluiu.