Vice-Governadoria sedia último Fórum de Estadual de Mediação deste ano

17 de dezembro de 2019 - 11:49 # # # # #

Igor Cavalcante - Texto e fotos

A Vice-Governadoria do Ceará sediou, na manhã desta terça-feira (17), o último encontro deste ano do Fórum Estadual de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. A reunião foi um momento de celebração entre os representantes das instituições participantes pelo ano de trabalho e discussões dos encontros mensais.

“É uma celebração natalina no sentido de perpetuar o que foi construído e sair daqui com uma sensibilização do que vamos planejar para 2020. Não é uma reunião de planejamento, é de felicitações, de desejos, de construção de um ponto de equilíbrio do que foi realizado e do que se pretende a realizar”, disse Líllian Gondim, representante da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria.

Em sua fala, ela também exaltou a importância do Fórum. “Cada encontro é como se fosse um elo para firmar o comprometimento de estarmos juntos. É uma forma de aproximação entre as instituições, de alinhar parceiros e de firmar compromissos”, concluiu.

Convidada

Para esta edição do encontro, a Coordenadoria de Mediação convidou Kelma Matos, professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Fiquei muito honrada de ser convidada para esse Fórum porque acho que é um momento de partilha muito especial, de ganho, de troca, de saberes, de experiências e dos sentires”, disse.

Ela trabalha com grupos de cultura e paz na universidade. “Dialogamos com as escolas e vemos o que podemos deixar para eles. Já publicamos oito livros com autores de outras universidades e de fora do país. Acredito que podemos publicizar mais experiências positivas. A questão da violência fica muito tomada pela espetacularização de parte da mídia, e sabemos que não existe só isso, mas se torna maior por conta desse foco. É um trabalho de resistência e esperança”, afirmou.

Fórum Estadual de Mediação

Reunido mensalmente, o Fórum busca estabelecer uma troca de experiências entre instituições que lutam para promover a educação, combater a violência e desenvolver uma cultura de paz.

O Fórum atua como atividade parceira do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, entre elas estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria.

As reuniões ocorrem mensalmente. As instituições que desejam integrar o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116.