Ceará Pacífico: reunião traça planos do Napaz Curió para 2020

12 de dezembro de 2019 - 14:54

Igor Cavalcante - Texto/Fotos

Representantes de diversas instituições que compõem o Núcleo de Ação pela Paz (Napaz) no Curió se reuniram na manhã desta quinta-feira (12) para fazer um balanço do trabalho deste ano e traçar estratégias para 2020. Articulado pela coordenadora do Ceará Pacífico no Grande Curió, Ozanira Aquino, o encontro contou também com diretoras de escolas da região, articuladores comunitários, policiais militares, psicólogos e gestores municipais. 

“Queremos fortalecer as articulações que o Pacto por um Ceará Pacífico tem no território. Fortalecer esses vínculos institucionais com escolas, Cras, Creas e Polícia Militar para que juntos possamos pensar na prevenção da violência e na promoção da cultura de paz”, disse Ozanira. 

2019-2020

Ao longo deste ano, o Napaz promoveu diversas atividades no Grande Curió, como cursos de qualificação profissional e reuniões entre pessoas inseridas em grupos vulneráveis. Para 2020, o plano é incluir também o fortalecimento das ações voltadas para adolescentes e jovens grávidas. 

Para isso, uma parceria entre o Projeto Jovens Mães Adolescentes (Projema), do Governo do Estado do Ceará, e o Primeiro Olhar, do Centro de Formação e Inclusão Social Nossa Senhora de Fátima (Cfis), irá oferecer a essas mulheres cursos e debates sobre a gravidez.

Adolescência

De acordo com Paula Frota, coordenadora técnica do Cfis, o público-alvo são mulheres com idade entre 12 e 20 anos. “Vamos trabalhar com elas a autoestima, direitos e informações sobre a gestação. Estamos levando em conta a questão da vulnerabilidade social em que elas estão inseridas, a situação de estar grávida na adolescência, que também é de vulnerabilidade, então vamos buscar minimizar esses efeitos sobre a gestação”, explicou. 

O primeiro grupo de grávidas, com 15 pessoas, terá início em janeiro. O segundo, com a mesma quantidade de pessoas, em abril. “Vamos fazer também uma série de atividades, inclusive elas receberão um kit enxoval e um ensaio fotográfico na Floresta do Curió, para que se apropriem do território onde vivem”, concluiu Paula.