Vice-Governadoria realiza Fórum Estadual de Mediação na Seduc

29 de outubro de 2019 - 13:59 # # #

Igor Cavalcante - Repórter Queiroz Netto - Fotos

O auditório da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, na manhã desta terça-feira (29), a edição deste mês do Fórum Estadual de Mediação. O encontro é articulado pela Coordenadoria de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, da Vice-Governadoria do Ceará. Representantes de instituições públicas estiveram presentes na reunião.

“Nossa proposta hoje é fazer uma capitalização da experiência do Fórum. Queremos escrever sobre tudo que já foi feito, as principais dificuldades e êxitos, as lições e traçar um plano de ações futuro para que outras pessoas, caso queiram, possam replicar a ideia do Fórum”, explicou Nádia de Paula, representante da coordenação de mediação da Vice-Governadoria.

Segundo ela, as experiências compartilhadas por todas as instituições devem ser documentadas e a ideia é organizar uma publicação com as vivências.

O Fórum promove a troca de experiências entre instituições que lutam para combater a violência. “Temos aqui sociólogos, psicólogos, advogados e professores, então é importante que possamos trocar as experiências do nosso cotidiano. Cada um aqui presente tem a aprender e a ensinar muito aos outros”, ressaltou a defensora pública, Francilene Gomes.

Pacto por um Ceará Pacífico

O Fórum atua como atividade parceira do Pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, entre elas estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões ocorrem mensalmente.

As instituições que desejam integrar o Fórum devem entrar em contato com a Coordenadoria de Mediação da Vice-Governadoria. Para mais informações sobre o os cursos nas áreas de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, basta entrar em contato pelo telefone (85) 3459.6116.