Ceará Pacífico: NAPAZ do Vicente Pinzón comemora três anos de atuação

14 de outubro de 2019 - 15:21 # # #

O Núcleo de Ação pela Paz (NAPAZ) do Grande Vicente Pinzón comemorou, no último sábado (12), três anos de atuação. A programação contou com bricadeiras para as crianças, oficina de grafite, além da 23ª edição da Feira Tô NAPAZ.

A coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico no território do Vicente Pinzón, Marília Goya, fez um balanço dos três anos do NAPAZ. “Logo que a gente chegou no Vicente Pinzón tivemos que lidar com a desconfiança da comunidade, pois ela não sabia muito bem do que o NAPAZ se tratava. Hoje, as pessoas já se apropriaram do equipamento e fazem muito uso dele. Outra coisa positiva foi a quantidade de cursos profissionalizantes que nós conseguimos trazer para o território. De 2016 até agora, já foram realizadas 85 capacitações, totalizando 1980 vagas”, disse.

Dia das crianças

O aniversário do NAPAZ coincidiu com o dia das crianças. Para celebrar, os pequenos ganharam uma tarde inteira com brincadeiras e pinturas de rosto. “Meus avós me trouxeram pra cá. É uma oportunidade que nós temos de brincar e fazer amigos. Todo mundo gosta muito daqui”, disse Gabriel Mesquita.

O dia também foi de oficina de grafite e da tradicional Feira Tô NAPAZ, que chegou na 23ª edição. Mobilizada pelos próprios moradores, a ação teve comidas regionais, apresentação de teatro, grupo de hip hop, cordelista, dentre outras atrações.

Patrick Castro coordena o grupo teatral Palavras e Passos, que se apresentou durante a feira. “Trabalho com essa garotada há três meses e já consigo ver a evolução deles. É um trabalho que vai ser um pontapé inicial para eles. Se apresentar na comunidade tem um valor muito grande, pois fortalece os vínculos e valoriza sua arte dentro da sua casa”.