Ceará Pacífico: “Tô Napaz” é apresentado em reunião do Comitê Municipal de Prevenção dos Homicídios na Adolescência

19 de setembro de 2019 - 17:36 # # # #

O “Tô Napaz”, uma das ações do Pacto por um Ceará Pacífico, foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (19), durante reunião do Comitê Executivo Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência (CEMPHA). O encontro aconteceu no Cuca do Modubim, em Fortaleza.

“Hoje nós fizemos uma atualização das informações, a fim de integrar os trabalhos desenvolvidos nos territórios de Fortaleza com maior vulnerabilidade social. Queremos fortalecer as políticas públicas da melhor forma possível, com serviços de qualidade para a população”, disse a coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia.

Tô Napaz

Na oportunidade, foi apresentado o “Tô Napaz”, que tem a missão de contribuir para a prevenção e redução dos homicídios de adolescentes e jovens nos territórios do Ceará Pacífico (Vicente Pinzón, Curió/São Miguel, Genibaú e Bom Jardim). A iniciativa conta com três objetivos específicos: ampliar as oportunidades de qualificação da juventude para o mundo do trabalho; ampliar e fortalecer a rede de proteção sociocomunitária que atua junto aos adolescentes no território; além de promover experiências de resolução pacífica de conflitos e orientação sobre o acesso a direitos.

Dentro dos quatro territórios do Ceará Pacífico, foram escolhidas 11 microáreas de atuação, onde a necessidade de uma intervenção social é mais necessária.

“Nós fazemos um acompanhamento da violência nos bairros de Fortaleza. O prefeito Roberto Cláudio trata esse assunto como uma epidemia, apesar de nos últimos meses a gente ter tido uma redução significativa. A nossa meta é fomentar perquisas, discussões sobre o assunto, para criarmos um modelo que viabilize uma cidade com menos homicídios na adolescência”, explicou o secretário municipal de juventude, Júlio Brizzi.

CEMPHA

O Comitê Executivo Municipal pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência foi criado em outubro de 2017, vinvulado diretamente ao Poder Executivo Municipal. O objetivo é organizar um sistema de investigação social, na qual são produzidos dados e indicadores com a finalidade de identificar a população vulnerável e realizar pesquisas, além de elaborar políticas públicas efetivas que possam atuar nos territórios com maior incidência de homicídios de adolescentes.

Além do Pacto por um Ceará Pacífico, integram o CEMPHA a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ); Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Secretaria Municipal de Educação (SME); Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor); Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef); Comitê Cearense Pela Prevenção dos Homicídios na Adolescência; Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor); Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE); Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.