Ceará Pacífico: jovens do bairro Genibaú concluem curso de pintura e textura de paredes

13 de setembro de 2019 - 13:55 # # #

Em busca de aperfeiçoamento profissional para o mercado de trabalho, 20 jovens do Genibaú finalizaram, nesta sexta-feira (13), o curso de pintura e textura de paredes realizada na Associação Grupal dos Moradores do Parque Genibaú, voltados para os jovens do bairro, em Fortaleza. A capacitação foi fruto de uma parceria entre a Vice-Governadoria, por meio do “Tô Napaz”, e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

Os jovens entre 16 a 29 anos, participaram do programa “Transformando Vidas”e, durante dois meses tiveram aulas práticas e teóricas sobre pintura e textura de paredes. Como resultado, a revitalização da associação dos moradores do Genibaú.

“Esse ambiente estava bem deteriorado, não era acolhedor. Esses jovens mudaram a cara do local, que agora está muito mais bonito. Isso despertou neles o sentimento de pertencimento junto ao bairro”, explicou a coordenadora do Ceará Pacífico no território do Grande Genibaú, Wendy Vitoriano.

Com a mudança, a associação vai retomar atividades que até então estavam suspensas, como roda de capoeira, dança e jogos de xadrez.

“Trabalho com artesanato, mas não pensei duas em ingressar nesse curso. Além de servir como complemento para a minha atividade, também incrementa o meu currículo”, disse Mailson Mesquita.

Já Ângelo Alves, 19, é enfermeiro. Apesar do curso não ter muita relação com a sua profissão, ele conta que a experiência foi proveitosa. “O curso foi muito bom. Sempre tive gosto pela arte, queria deixar minha marca em algum lugar, e aqui eu consegui”.

Tô Napaz

O “Tô Napaz” é uma ação do Pacto por um Ceará Pacífico, que atua nos territórios do Vicente Pinzón, Genibaú, Bom Jardim e Curió/São Miguel. A ideia é promover o protagonismo juvenil, transformando a realidade das regiões com vulnerabilidade social.