Vice-Governadoria certifica facilitadores de círculos de justiça restaurativa e mediação escolar

4 de julho de 2019 - 15:48 # # #

A Vice-Governadoria, em parceria com a We World Brasil, certificou, na manhã desta quinta-feira (4), facilitadores de círculos de justiça restaurativa e mediação escolar. O evento aconteceu na se de da Procuradoria Geral de Justiça (PGJCE).

“É um momento histórico para o estado do Ceará. Estamos unindo as nossas forças para construir a paz no mundo. Os círculos de construção de paz e a mediação são formas de acessar as pessoas. Cada um pode compreender o que se passa com o outro. Dessa forma, evitamos muitos conflitos”, disse a representante da coordenação de mediação, justiça restaurativa e cultura de paz da Vice-Governadoria, Érika Chaves.

Já a representante da We World Brasil, Monica Bonadiman, destacou o papel da formação como uma forma alternativa de justiça. “As células de mediação e as práticas restaurativas representam uma metodologia extremamente inovadora. É uma quebra de paradigma, pois nós estamos passando de um sistema punitivo, onde todos nós fomos educados, para um sistema restaurativo”, afirmou.

O curso

Cerca de 60 técnicos em educação foram certificados. Ao todo, foram 40 horas de prática teórica e vivencial, mais 20 horas de intervisão presencial e online. A ação é resultado do pacto de compromisso selado após a assinatura do termo de cooperação para a criação de Células de Mediação Escolar em todos os 19 municípios participantes do projeto.

O acordo aconteceu durante o II Encontro da Educação Emancipadora e Cultura de Paz, no dia 13 de Junho de 2018, no município de Novo Oriente, em uma união de esforços para redução da violência nas escolas urbanas e rurais. A atividade foi promovida em sinergia com o “Projeto Mediação Escolar”, Vice-Governadoria, Ministério Público do Estado do Ceará, e Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

“Infelizmente, estamos vivenciado uma realidade muito conflituosa nas escolas. Cenas estarrecedoras acontecem todos os dias nas salas de aula. É necessário uma atuação do Estado, e acredito que a mediação é o caminho certo para corrigir esse problema. Estamos dando um grande passo”, comemorou o o procurador geral de justiça, Plácidos Barroso Rios.

Com a certificação, os técnicos já poderão transmitir os conhecimentos adquiridos para os professores das escolas de suas cidades, multiplicando assim a filosofia da justiça restaurativa e da cultura de paz na prevenção da violência no ambiente escolar.