Ceará Pacífico: Fórum aborda práticas de mediação e círculos de construção de paz na SPS

25 de junho de 2019 - 16:34 # # #

A Vice-Governadoria do Ceará esteve à frente de mais uma edição do Fórum de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (25), na sede da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos. Na pauta, práticas de mediação e círculos de construção de paz.

“Tanto a mediação quanto os círculos de construção de paz facilitam o emponderamento pessoal e o autoconhecimento, contribuindo para a boa resolução dos conflitos existentes. Esse é um momento de compartilhar experiências”, disse a representante da coordenação de mediação da Vice-Governadoria, Érika Chaves.

A titular da SPS, Socorro França, abriu os trabalhos. “Pra mim é uma satisfação enorme receber o Fórum de Mediação na SPS. É essencial o cultivo de uma justiça alternativa, onde as partes buscam um entendimento”.

O Fórum atua como parceiro do pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

Michele Alencar, supervisora do Programa Defensoria pela Paz (Depaz) e defensora pública, falou sobre o impacto da mediação nos processos judiciários. “É uma nova roupagem. A mediação tem sido um canal muito eficaz para desafogar o judiciário e resolver a demanda no seu nascedouro. Você consegue pacificar o conflito”, explicou.

As instituições que desejam participar do Fórum devem entrar em contato com a coordenação de mediação da Vice-Governadoria pelo telefone (85) 3459.6116.