Coordenação de Mediação da Vice-Governadoria participa da Oficina de Pais e Filhos

14 de junho de 2019 - 18:35 # # #

Na tarde desta sexta-feira (14), representantes da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria participaram da Oficina de Pais e Filhos. A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acontecu no Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), da Defensoria Pública Geral do Ceará, e é destinada a casais envolvidos em ações de divórcio, disputas de guarda, agressões, entre outros conflitos.

A oficina é realizada desde 2014 pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Fortaleza. Durante a atividade, os casais assistem palestras, vídeos e depoimentos, que abordam temas que buscam a reflexão acerca dos conflitos familiares.

No total, participaram 28 pessoas: 17 adultos, sete crianças e quatro adolescentes. A oficina é dividida em quatro gurpos: dois reúnem os adultos, outro grupo reúne as crianças entre 6 a 11 anos, e o último adolescentes de 12 a 17 anos. Uma equipe de psicólogos e mediadores voluntários promove reflexões e utilizam cartilhas educacionais durante as reuniões.

Representando a Vice-Governadoria, Érika Chaves e Lílian Gondim realizaram um círculo de construção de paz com as crianças. “É um momento de ressignificar as relações entre pais e filhos. Ao longo do ciclo, as crianças se manifestam, falam das suas dores de forma natural e a gente também procura trazer uma visão de futuro para elas”, disse Érika Chaves.