Vice-Governadoria realiza formação em mediação escolar para servidores municipais de educação

30 de maio de 2019 - 16:02 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

A Vice-Governadoria sediou, entre os dias 29 e 30 de maio, o projeto “Implantação da Mediação Escolar”. A iniciativa aconteceu por meio de um acordo de cooperação técnica entre Vice-Governadoria, Procuradoria Geral de Justiça, Secretaria de Educação do Ceará e dos municípios, além da We Word Brasil.

Ao todo, 50 servidores de 21 cidades do Ceará participaram da formação. O objetivo é utilizar a mediação para reduzir os impactos da violência no ambiente das escolas públicas municipais urbanas e rurais.

“Na verdade, esse curso é uma continuação. Essas pessoas já foram formadas em círculos de contrução de paz. Nesse segundo momento, o aprendizado das técnicas de mediação no âmbito escolar vai fortalecer o diálogo e o respeito ao próximo, construindo um clima harmônico entre os estudantes”, ressalta a representante da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria, Érika Chaves.

Sherla Melo, 28, é coordenadora pedagógica na cidade de Boa Viagem, e veio a Fortaleza em busca do curso. “A formação é incrível. É um processo de muito enriquecimento, que veio para complementar a capacitação que nós tivemos anteriormente em círculos de construção de paz”, falou.

O primeiro dia contou com abordagens teóricas. Já na segunda metade da formação foram feitas simulações de mediação.

Fórum de Mediação

A Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz também promoveu mais uma reunião do Fórum de Mediação. A edição do mês de maio aconteceu na última terça-feira (28), na Igreja Batista Central (IBC) de Fortaleza.

Durante o encontro, o Pastor Nelson Massambani falou sobre o projeto “Celebrando Restauração, que já existe há 16 anos. “Foi um prazer ter recebido o Fórum de Mediação na nossa igreja. Nós fazemos parte do fórum desde o início. E quando se fala de justiça restaurativa e cultura de paz, isso tem tudo a ver com o nosso programa Celebrando Restauração, que é ajudar pessoas a vencerem seus vícios, traumas emocionais e maus hábitos”.