Ceará Pacífico e Instituto Aliança reúnem moradores do Curió para apresentar diagnóstico atualizado do território

28 de maio de 2019 - 19:00 # # # #

O Pacto por um Ceará Pacífico, em parceria com o Instituto Aliança, promoveu um encontro com os moradores do Curió / São Miguel. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (28), na Casa José de Alencar, em Fortaleza, e serviu para apresentar um diagnóstico atualizado do território, dando uma resposta aos anseios da comunidade.

“Foi um momento muito proveitoso pra que a gente pudesse avançar nessa construção de um território melhor para se viver. É claro que a gente reconhece as muitas dificuldades existentes, mas o esforço está sendo feito, tanto por parte do Governo do Estado, quando por parte da Prefeitura, para que os moradores dessa região tenham mais qualidade de vida”, disse a assessora de Projetos Especiais da Vice-Governadoria e coordenadora dos Territórios Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia.

Encaminhamentos

Na ocasião, os gestores apresentaram algumas propostas de melhorias em diversos setores. Entre elas estavam: promoção de atividades que desenvolvam as habilidades socioemocionais dos alunos; seleção e formação de jovens mediadores culturais; ampliação das ofertas de modalidades na Vila de Esportes de Messejana; implantação do projeto “Viva o Parque” na floresta do Curió; requalificação de asfalto e iluminação pública; reativação de câmera de segurança; entre outros.

Paticiparam secretários municipais e estaduais, representantes da Polícia Militar e de serviços públicos locais, ONG´s, além de Coletivos de Juventude.

Reunião preparatória

Na semana passada, a vice-governadora Izolda Cela recebeu os gestores das secretarias responsáveis pelas principais políticas públicas do Pacto por um Ceará Pacífico no Curió / São Miguel com o objetivo de apresentar o diagnóstico realizado pelo Instituto Aliança e dialogar com os gestores sobre as principais demandas da população relacionadas à infraestrutura e acessos dos projetos e programas oferecidos no São Miguel/Curió.

Início do trabalho

Em março, o Instituto Aliança conversou com lideranças, jovens, associações e entidades da região. Com base nas informações coletadas, foi produzido um documento com as solicitações do Curió / São Miguel. Essas demandas foram comparadas com a Matriz de Responsabilidade do território, criada em 2018 durante a implementação do Pacto na localidade. A partir daí, foram iniciados os trabalhos de mobilização com os órgãos competentes para a resolução das necessidades da região.