Vice-governadora debate ações com representantes do Estado e da Prefeitura para a comunidade do São Miguel / Curió

22 de maio de 2019 - 10:30 # # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação Vicegov Queiroz Neto - Fotos

Nesta terça-feira (21), a vice-governadora Izolda Cela recebeu os gestores das secretarias responsáveis pelas principais políticas públicas do Pacto por um Ceará Pacífico no São Miguel / Curió com o objetivo de apresentar o diagnóstico realizado pelo Instituto Aliança e dialogar com os gestores sobre as principais demandas da população relacionadas à infraestrutura e acessos dos projetos e programas oferecidos no São Miguel/Curió.

As demandas analisadas durante a reunião foram construídas com a população durante o I Seminário Territorial na implantação do Pacto por um Ceará Pacífico realizado em 2018 no território. Estiveram presentes na reunião realizada na sede da Vice-Governadoria do Ceará, os titulares e representantes das pastas da saúde, da educação, da cultura, do esporte, da segurança e da assistência social do Governo do Estado e do município de Fortaleza.

A proposta da reunião é que, a partir das recomendações do diagnóstico realizado pelo Instituto Aliança com lideranças territoriais, empresariais e com a juventude do Curió/ São Miguel, possam ser firmados pactos entre os entes públicos para atender as demandas da comunidade do território e empreender as políticas mais efetivas no local.

“Construímos uma matriz com a representação da comunidade e a partir do diagnóstico feito com a participação de entidades e lideranças do São Miguel / Curió, nós pudemos fortalecer o conhecimento dessas demandas, e com o compromisso do seminário que vai acontecer no território, termos as respostas, informações e anúncios daquilo que, num curto prazo, será iniciado no território a partir destas solictações que foram feitas pela comunidade, inclusive da segurança, com uma polícia comunitária, de maior proximidade, que é uma das grandes questões colocadas pela comunidade”, destacou a vice-governadora Izolda Cela.

Segurança

Considerada uma das principais demandas no Curió e São Miguel, as ações de segurança serão coordenadas pelo Assessor de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Ceará (APCOM-PMCE). “É importante parabenizar o Ceará Pacífico pela estratégia adotada para o processo de conhecimento das demandas da comunidade. No que diz respeito a polícia comunitária será uma experiência desafiadora e de muita esperança de que, com as estratégias de aproximação, interação e construção de um relacionamento da Polícia Militar com a comunidade do Curió e do São Miguel, a gente consiga construir, junto com a população, uma estratégia de segurança pública que alie autoridade pública dentro do território por meio da polícia e demais órgãos que irão acessar o território, mas tudo isso uma perspectiva de respeito a vida, a dignidade da pessoa humana, direito a propriedade e aos direitos fundamentais das pessoas que residem naquele território”, destaca Messias Mendes

Curió / São Miguel

O São Miguel/Curió foi o quarto território de Fortaleza a receber o Pacto por um Ceará Pacífico. “O Ceará Pacífico é uma ação que visa reduzir a violência a partir de um trabalho social de prevenção e também de segurança. É importante nesse processo a presença de estudantes, professores, moradores e lideranças comunitárias para que, juntos, possamos fazer uma gestão compartilhada”, destacou a assessora de Projetos Especiais da Vice-Governadoria e coordenadora dos Territórios Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia.