Criando Oportunidades gera 440 vagas para formação profissional em Território do Pacto por um Ceará Pacífico

16 de maio de 2019 - 17:00 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

O Pacto por um Ceará Pacífico, por meio do Projeto Criando Oportunidades, já gerou, desde o ano passado, 440 vagas para qualificação profissional no Curió e dando continuidade ao processo de certificações, na tarde desta quinta-feira (16), 39 pessoas do território receberam os certificados de conclusão dos cursos de eletricista e barbeiro. A entrega aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Messejana.

No total, foram 23 pessoas formadas na atividade de eletricista e 16 em barbearia. Os cursos, realizados no próprio CRAS, tiveram 100 horas/aula de duração. A iniciativa chamada “Criando Oportunidades” surgiu de uma parceria entre Vice-Governadoria e Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS).

A coordenadora do Ceará Pacífico no Curió, Ozanira Aquino, destacou os números do projeto no território. “A gente encerra as duas fases dos cursos de qualificação do Criando Oportunidades com 20 turmas e 440 vagas disponibilizadas. Esse é um momento de fortalecimento do vínculo das pessoas com o serviço, proporcionando qualificação aos jovens e seus familiares”, disse.

Abrindo portas

Claudênia Monteiro, 32, trabalha atualmente em um salão de beleza. Apesar disso, ela não desempenhava a função de corte de cabelo por falta de conhecimento técnico. Mas hoje o cenário mudou. “Eu iria fazer um curso pago, até saber desse, que é gratuito. Não pensei duas vezes. Agora vou em busca de abrir meu próprio negócio”.

Na oportunidade, ainda foram sorteadas oito caixas de ferramentas com furadeira e seis kits de barbearia