Coordenação de Mediação da Vice-Governadoria forma novos facilitadores de Círculos de Construção de Paz

16 de maio de 2019 - 12:06 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

Na manhã desta quinta-feira (16), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, esteve presente na certificação de conclusão do curso de facilitadores de Círculos de Construção de Paz, realizado pela Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-governadoria. O projeto foi voltado para servidores da Defensoria Pública do Ceará e da Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca Fortaleza. O evento foi realizado na Vice-Governadoria do Ceará.

“A gente vem trilhando esse caminho, espalhando sementes que podem frutificar de forma muito promissora na sociedade. É fundamental que aumente, cada vez mais, o número de pessoas que disseminem a justiça restaurativa e os círculos de construção de paz nos diversos espaços”, disse a vice-governadora Izolda Cela.

Representante da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria e uma das responsáveis pela capacitação, Érika Chaves falou sobre o intuito do curso. “Essas pessoas vão reproduzir os princípios dos círculos de construção de paz para facilitar a pacificação das instituições não só no Ceará, não só nos seus órgãos de origem, mas em qualquer lugar que estejam. Pra mim é uma honra estar aqui nesse momento”, destacou.

Ao todo, a capacitação teve 50 horas/aula. Quarenta delas de orientação teórica e outras dez horas onde os facilitadores tiveram que realizar ciclos nos seus ambientes de trabalho.

Trabalho voluntário

A psicanalista Magnólia Costa foi uma das certificadas. Ela realiza trabalho voluntário nas penitenciárias do Estado, e recebeu o convite para aplicar o aprendizado em Mossoró. “Meu compromisso é de ser fidedigna aos princípios da cultura de paz. Ser voluntária, trazendo a paz para si própria e para o próximo, só faz bem para o coração”.