Pacto por um Ceará Pacífico: Mulheres do Parque Genibaú recebem certificados de curso de maquiagem

9 de maio de 2019 - 16:05 # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação Vicegov Queiroz Neto - Fotos

Na proposta de qualificação profissional e de geração de emprego dentro dos territórios do Pacto por um Ceará Pacífico, mulheres da comunidade do Km 10, no Genibaú, receberam, através do Criando Oportunidades, certificado do curso de maquiagem. Realizado pela Vice-governadoria do Ceará em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o evento de entrega foi realizado na Associação Grupal dos Moradores do Parque Genibaú nesta quinta-feira (09).

“Estamos em uma área extremamente vulnerável e conseguimos certificar 14 mulheres aqui dentro do Parque Genibaú, são todas moradores do bairro e que, além da certificação do Criando Oportunidades, vão receber kits de maquiagem para que possam começar a empreender. Também no dia 23 de maio, essas mulheres vão passar por uma oficina com o Sebrae para tratar sobre o empreendedorismo, como organizar um negócio e como ser um microempreendedor individual (MEI), para que elas possam dar segmento no trabalho e da renda dentro da área”, explica a coordenadora do Ceará Pacífico no Genibaú, Wendy Camelo.

A aluna do curso e moradora da comunidade do Km 10, Janaína de Souza Sampaio, esteve presente na certificação e destaca a importância do certificado de conclusão do curso para a busca de um emprego. “Recebemos uma oportunidade, dentro da nossa própria comunidade, de aprender uma coisa nova e que pode nos dar futuramente um bom emprego. Vimos novas técnicas de maquiagem e isso nos capacita para tentar entrar na área, que com um certificado nas mãos, facilitará muito. Já comecei como autônoma, já tenho algumas clintes que atendo em casa, mas depois do curso, vou tentar um emprego fixo, que é muito melhor”, explica.

Criando Oportunidades

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Ceará, articulada com outras políticas públicas, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho. As turmas são capacitadas para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

O público prioritário do projeto é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.