Jovens do socioeducativo dos territórios do Pacto por um Ceará Pacífico são capacitados em cursos do Criando Oportunidades

8 de maio de 2019 - 13:47 # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação Vicegov Queiroz Neto - Fotos

Jovens dos territórios do Pacto por um Ceará Pacífico em Fortaleza, que estão em medidas socioeducativas, receberam certificados dos cursos do Criando Oportunidades. A entrega foi realizada, nesta terça-feira (07), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Alvorada, no bairro Sapiranga.

Os cursos do Criando Oportunidades oferecem novas oportunidades de qualificação profissional para jovens de comunidades mais distantes. Os cursos estão distribuídos em 11 áreas ocupacionais, com carga horária mínima de 80 h/a e máxima de 100 h/a, de acordo com a necessidade de cada tipologia.

“Essa é a 1ª turma realizada no Creas Alvorada. Esses jovens em medida socioeducativa pertencem aos territórios do Pacto por um Ceará Pacífico do Curió e São Miguel. São cursos realizados em parceria Secretaria de Proteção Social, Prefeitura de Fortaleza e Vice-governadoria gerando oportunidade de empregabilidade e profissionalização” destaca a coordenadora do Ceará Pacífico no Curió e São Miguel, Ozanira Aquino.

Ao todo, nos quatro territórios do Pacto, foram entregues certificados para jovens do Genibaú, Curió/São Miguel, Bom Jardim e Vicente Pinzón, que receberam acompanhamento das equipe do CREAS, juntamente com a equipe técnica do Pacto por um Ceará Pacífico, no sentido de que estes jovens resignificassem seu projeto de vida, minimizando conflitos e estimulando a socialização e assim, promovendo um diferencial em seus projetos de vida.

Além dos jovens, membros das comunidades também fizeram os cursos do Criando Oportunidade.

Mudança de rumos

Para o adolescente K. K. G., de 15 anos, o curso proporcionou além dos conhecimentos, um oportunidade de uma mudança de vida. “Com as aulas, a gente se capacita pra poder tentar algo melhor, buscar um emprego na área. O curso valeu a pena e foi muito bom. Agora, minha vida pode tomar novos rumos”, explica.

Criando Oportunidades

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Ceará, articulada com outras políticas públicas, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho. As turmas são capacitadas para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

O público prioritário do projeto é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.