Vice-Governadoria realiza Fórum de Mediação na Seduc

29 de abril de 2019 - 17:37 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

A Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz da Vice-Governadoria realizou, nesta segunda-feira (29), mais uma edição do Fórum de Mediação. O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), e contou com a presença da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e do secretário executivo da Seduc, Rogers Mendes.

Quem conduziu os trabalhos foi a representante da coordenação de mediação da Vice-Governadoria, Érika Chaves. “Nossa sociedade precisa, cada vez mais, de paz. Temos que usar métodos de mediação para acabar ou minimizar os conflitos do cotidiano. E isso se aplica a todas as searas da vida humana”, destacou.

Já o secretário executivo da Seduc, Rogers Mendes, falou sobre o impacto positivo da mediação nas escolas. “Pra gente é um prazer sediar esse encontro, já que uma das bandeiras fortes da Seduc hoje é inserir células de mediação nas instituições de ensino. É um mecanismo de criação de vínculos entre os estudantes, de modo que os conflitos não fiquem abafados e não se crie nenhum tipo de desdobramento”.

O Fórum atua como parceiro do pacto por um Ceará Pacífico e é composto por 35 órgãos e instituições, dentre as quais estão: Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública Geral do Ceará, OAB, Tribunal de Justiça (TJCE), além da Vice-Governadoria. As reuniões acontecem todos os meses.

“Essas fontes alternativas do direito que promovem a paz são extremamente importantes. Fico muito feliz em nós termos hoje um fórum é intersetorial, que abrange várias secretarias onde se debate a mediação, a conciliação, e a justiça restaurativa”, disse a titular da SPS, Socorro França.

As instituições que desejam participar do Fórum devem entrar em contato com a coordenação de mediação da Vice-Governadoria pelo telefone (85) 3459.6116.