Mediação e justiça restaurativa são disciplinas do curso de Policiamento Comunitário para agentes da PM

16 de abril de 2019 - 18:02 # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Neto - Fotos

Agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) estão cursando aulas de justiça restaurativa e cultura de paz do curso de Policiamento Comunitário. As capacitações foram realizadas nesta terça-feira (16), na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e são ministradas pela assessora técnica da Vice-Governadoria, Jéssica Araújo.

“Nosso objetivo, enquanto Vice-Governadoria, é auxiliar na formação desses policiais nas técnicas de mediação e também no paradigma de justiça restaurativa. Estivemos falando sobre escuta ativa, perguntas assertivas, desenvolvimento de empatia e justiça restaurativa. O objetivo é desconstruir alguns conceitos como crime, que não é só uma violação ao Estado, mas primeiro uma violação aos relacionamentos” frisou Jéssica Araújo.

Os policiais foram divididos em grupos: segurança escolar, segurança comunitária e vítimas de violência. Essa é a primeira formação que contém as disciplinas de “Conceituação e Aplicação de Técnicas de Mediação de Conflitos“ e “Justiça Restaurativa”.

Soldado da PM, Alan Gomes é um dos que estão participando do curso. “Esse curso é importante, pois nós vamos atuar de uma maneira diferenciada ao que a população está acostumada. Vamos tratrar as causas, não o problema imediato. O curso forma novos policiais, com mentalidades diferentes, que vão estar mais próximo da comunidade. Estamos mudando conceitos e a forma de pensar”, disse.

Grade Curricular

O curso tem duração de 80 horas aulas. Entre os componentes curriculares estudados estão: Construção de Plano de Segurança Escolar (PSE); Atuação Policial na Proteção de Pessoa em Situação de Vulnerabilidade; Noções Estratégicas de Políticas Sobre Drogas; Projetos Sociais como Ferramenta de Aproximação da Comunidade; entre outros.