Pacto por um Ceará Pacífico: Curso de decoração de embalagens capacita estudantes do Ensino Médio no Curió

1 de abril de 2019 - 14:41 # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria Queiroz Neto - Fotos

Chegou ao fim, na manhã desta segunda-feira (01/04), o curso de decoração de embalagens voltado para alunos do ensino médio de escolas públicas de Fortaleza. A capacitação do Pacto por um Ceará Pacífico aconteceu na Casa Napaz, no bairro Curió, e envolveu 24 estudantes.

“Essa primeira turma do jovem bolsista no Napaz fortaleceu vínculos da instituição com as juventudes do território e seus familiares, além criar oportunidades de inclusão social através da profissionalização. Nesse curso, percebemos que os jovens se apropriaram da proposta do Napaz como espaço de convivência e oportunidades para juventudes do território”, afirmou a coordenadora do Pacto por um Ceará Pacífico no território do Curió, Ozanira Aquino.

Além do aprendizado, os alunos ainda tiveram direito a uma bolsa de R$ 100. O projeto teve duração de dois meses e contou com o apoio da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do projeto “Criando Oportunidades”.

Empreendedorismo

A jovem Thaís Nascimento soube do curso por meio de uma amiga. Ela agora espera colher os frutos da aprendizagem. “Eu adorei. Inclusive já combinei com outros alunos para fazermos uma sociedade e ganhar dinheiro com a venda das nossas embalagens. É uma ótima oportunidade de empreendedorismo”, disse.

O curso foi ministrado pela artesã Dina Holanda, que enxerga na atividade uma oportunidade profissional. “É um mercado amplo e acessível para qualquer pessoa. Além disso, não é todo dia que você encontra um curso como esse gratuito, com direito a uma bolsa. Espero que eles saibam aproveitar essa oportunidade que foi dada”.