Dia da Mulher: Napaz do Curió realiza dia de cuidados para as mulheres e entrega certificados para jovens da comunidade

8 de março de 2019 - 19:14 # # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-Governadoria Queiroz Neto - Fotos

Nesta sexta-feira (08), no dia internacional da mulher, a coordenação do Pacto por um Ceará Pacífico no Curió/São Miguel realizou no Napaz, diversas ações com as mulheres da região. Quem esteve no Napaz neste dia, recebeu tratamento capilar, corte de cabelo, unhas e maquiagem, entre outros.

Para a coordenadora do território do Ceará Pacífico no Curió/São Miguel, Ozanira Aquino, explica a importância da celebração deste dia no Napaz. “Hoje é um momento muito especial para as mulheres da comunidade e da equipe do Napaz. É uma iniciativa de afeto, de vínculo dessas mulheres com o Napaz e com o Ceará Pacífico”, destaca.

Além das comemorações do dia da mulher, um grupo de 25 mulheres do Curió e São Miguel, que fizeram o curso de maquiagem no Napaz, receberam neste dia os certificados de conclusão do curso de maquiagem. Keliane Pontes que fez o curso, avalia como foi o o aprendizado neste período.

“Foi excelente. Aprendemos várias técnicas, tanto que estava na programação do curso, como técnicas para além do curso de maquiagem. Fizemos workshops de designer de sombrancelhas, extensão de cílios, fio a fio, limpeza de pele e maquiagem para noivas. Ainda não estou trabalhando na área, mas com o curso, abro um leque de oportunidades”, fala Keliane Pontes.

O Criando Oportunidades tem como objetivo contribuir para consolidar a política de geração de emprego, trabalho e renda do Governo do Ceará, articulada com outras políticas públicas, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho. As turmas são capacitadas para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

“O Criando Oportunidades, em parceria com o Ceará Pacífico, tem esse objetivo de dar essa oportunidade para mulheres serem empreendededoras dentro e fora da comunidade. E um curso como esse, voltado para adolescentes e mulheres jovens, na faixa de 16 a 29 anos, se torna uma possibilidade concreta para isso”, explica Ozanira Aquino.

O público prioritário do projeto é formado por mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma; jovens a partir de 16 anos à procura do primeiro emprego; e segmentos especiais como pessoas com deficiência, quilombolas, afrodescendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e LGBTT.