Vice-governadora visita mostra do Ceará Científico

14 de dezembro de 2018 - 10:50 # #

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, visitou, na noite desta quinta-feira (13), a mostra do Ceará Científico. A iniciativa que busca valorizar o protagonismo estudantil e incentivar a produção de pesquisa na escola aconteceu no shopping Rio Mar, em Fortaleza.

Após o ano inteiro de preparação, chegou o momento da etapa final da mostra, da qual participam os trabalhos mais bem avaliados nas duas fases anteriores, escolar e regional. O clima é de expectativa e entusiasmo nesta quinta e sexta-feira (dias 13 e 14), quando os 184 projetos finalistas estão sendo expostos no espaço de eventos do Shopping RioMar Fortaleza, com a presença de estudantes de todas as regiões do estado.

Como não se trata de uma mera competição, o que mais vale é a vivência do momento, a experiência adquirida e o conhecimento gerado com a elaboração dos trabalhos. Na prática, todos podem ser considerados vencedores. Para os espectadores, fica o testemunho de que alunos da escola pública são capazes de pensar em soluções inovadoras para as mais diversas situações do dia a dia.

Igor Vinícius Abreu e William Damasceno são estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Manoel Abdias Evangelista, no município de Nova Russas. Conscientes de que os condicionadores de ar costumam ser vilões na conta de energia, os jovens produziram um protótipo de baixo custo, portátil e com alta eficiência energética, denominado Sistema de Ar-condicionado Inteligente (Saci).

“Estudamos o princípio de funcionamento dos aparelhos convencionais e, com base nisso, substituímos os componentes presentes por outros que cumprem o mesmo objetivo, como a pastilha peltier, utilizada na refrigeração de processadores de computador”, explica Igor.

Além disso, o projeto conta com um sistema inteligente de automação, por meio da placa controladora Arduino. Por utilizar componentes de baixo custo no mercado, um exemplar do protótipo tem valor médio de cerca de R$ 500,00.

Leitura “na prática”

Percebendo que o hábito da leitura ainda era pouco presente entre os colegas de escola, um grupo de estudantes da EEEP Luiz Gonzaga da Fonseca Mota, de Amontada, viram que poderiam modificar esta realidade trabalhando com ferramentas de aprendizagem diferenciadas, que utilizam a interdisciplinaridade como meio. Notadamente, a teoria do Interacionismo, proposta pelo pensador russo Lev Vygotsky, fez a a diferença no processo, como explica a aluna Radija Sousa.

“A teoria indica que a interação social é uma chave para a aprendizagem. Assim, a partir da leitura de obras de José de Alencar, produzimos curtas-metragens, salas temáticas, cadernos de campo e outras metodologias, colocando na prática as histórias que foram lidas nos livros, para melhor assimilar o conteúdo”.

O projeto, segundo Radija, também tem o objetivo de fazer com que os alunos desenvolvam o senso crítico, a apropriação cultural e o gosto pela leitura. “Escolhemos José de Alencar por ser considerado o pai do romantismo brasileiro, e também por ser uma figura representativa do Ceará.

Química simplificada 

Com várias fórmulas, nomenclaturas e cálculos difíceis, a química às vezes é considerada uma disciplina árida. Pensando nisso, jovens da Escola de Ensino Médio Adahil Barreto, de Cariús, lançaram a proposta do “Lúdico como motivador da aprendizagem em química”. A intenção é fazer com que o conteúdo seja entendido de forma divertida, de acordo com Alana Bezerra, integrante da equipe que elaborou a ação.

“Nosso projeto vem como uma possibilidade de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Aplicamos jogos pedagógicos que são autoexplicativos e podem servir como revisão das matérias. O jogo da memória, por exemplo, funciona com associações entre imagens, conceitos e resoluções de questões”, esclarece.

O secretário da Educação, Rogers Mendes, acredita que a educação pautada no repasse de informações sobre um saber historicamente acumulado não é suficiente para a formação de jovens estudantes. “É preciso ir além. O método científico, definitivamente, precisa estar impregnado nos afazeres que constituem as aprendizagens. Mais importante que memorizar o saber, é aprender a aprender. A prática da pesquisa é o guia para se alcançar a excelência acadêmica e a sensibilidade de adaptação às mudanças que regem as relações sociais e do trabalho”, aponta o gestor.

A cerimônia de premiação dos trabalhos mais bem avaliados do Ceará Científico 2018 será nesta sexta-feira (14), a partir das 16h. Na ocasião, também será lançado o Selo Escola Sustentável, programa conjunto das Secretarias da Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema) que tem o objetivo de estimular a promoção da causa ambiental nas escolas da rede pública estadual.