Na Reitoria do IFCE, Izolda Cela encontra comitiva da Huawei e debate inovações tecnológicas para o Ceará

3 de fevereiro de 2022 - 08:22 # # # # # # #

A vice-governadora Izolda Cela, acompanhada dos reitores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, e da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Hildebrando dos Santos Soares, recebeu na última quarta-feira (2), uma comitiva de membros da multinacional de tecnologia Huawei. O evento aconteceu na Reitoria do IFCE, em Fortaleza. O objetivo do encontro foi fortalecer as parcerias desenvolvidas entre as instituições, bem como anunciar novos projetos.

A principal novidade apresentada com mais detalhes foi o Huawei Academy Support Center, programa de capacitação de âmbito nacional nas tecnologias FTTH (Fiber-to-the-Home) e 5G, a ser oferecida pela Huawei e operacionalizada pelo IFCE através do Centro de Referência em Educação à Distância (CREaD). A nova capacitação deve formar cerca de cinco mil jovens até o final do ano, certificando-os nas tecnologias da Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes e telecomunicações do planeta.

Izolda Cela salientou o compromisso do Governo do Ceará em busca dos avanços em setores que podem beneficiar a população. “Gostaria de afirmar o nosso compromisso com ações desse tipo, com essas parcerias. Seguimos lutando por um desenvolvimento inclusivo. Ter a presença de uma grande organização como a Huawei em uma área tão importante, como a dos serviços, tecnologia e comunicação é muito importante. Me coloco à disposição, no que eu puder, a dar ritmo e força a essa parceria e toda essa agenda”, disse.

Os ASC (Academy Support Centers) são organizações certificadas e autorizadas a facilitar a cooperação entre a Huawei e os programas ICT Academy locais, além de fornecer suporte operacional e acadêmico para as instituições parceiras. Atualmente, existem cinco ASC no mundo: Reino Unido, Itália, África do Sul, Egito e Paquistão. O IFCE será o sexto Huawei ASC no mundo e o primeiro no Brasil.

Ray ye, diretor de ecossistema da Huawei, ressaltou a importância do longo relacionamento da gigante chinesa com o Brasil. “Essa parceria é uma grande honra para nós, uma grande oportunidade. Hoje, não somos apenas uma companhia chinesa, também somos um pouco do Brasil, por estar aqui desde 1998. Uma companhia não é apenas uma companhia, é uma sociedade. Por isso precisamos agir em conjunto para crescermos e evoluirmos juntos. É o nosso objetivo”, comentou.

Também estiveram presentes o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o secretário executivo do Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Julio Cavalcante; o diretor de relações governamentais da Huawei, Bruno Zitnick; o diretor de Cloud da Huawei, Liu jing; além do deputado federal Idilvan Alencar e os deputados estaduais Salmito Filho e Acrisio Sena.

Outras iniciativas

IFCE e Huawei vêm obtendo bastante êxito nas ações conjuntas. No primeiro semestre de 2021, a gigante chinesa ofereceu 500 vagas para a comunidade do Instituto em mais quatro turmas dos cursos on-line de Inteligência Artificial e 5G. Além disso, o Instituto está preparando a adesão ao Huawei Cloud, o que fará com que a instituição possa utilizar o que há de mais moderno e seguro em termos de computação de nuvem e bases de dados.

José Wally Mendonça Menezes destacou a benéfica proximidade entre IFCE e Huawei, criando oportunidades para estudantes em diversas áreas. “O Ceará se tornou o que é hoje através de um trabalho de longo planejamento. A Huawei é uma empresa que possui expertise em diversas áreas que se relacionam com uma série de inteligências e habilidades que possuímos no Ceará. Nosso objetivo é capacitar 100 mil jovens em tecnologia da informação”, finalizou.