Vice-governadora apresenta balanço de ações do Ceará Pacífico para membros do Consesp

13 de dezembro de 2018 - 14:45 # # #

Giuliano Vandson - Assessor de Comunicação da Vice-governadoria Queiroz Netto - Fotos

Na última reunião do Conselho Estadual de Segurança (Consesp), em 2018, a vice-governadora Izolda Cela destacou as ações de prevenção realizadas nos territórios do pacto no Ceará

 

A vice-governadora Izolda Cela debateu, com os representantes do Conselho Estadual de Segurança (Consesp), sobre as ações do Pacto por um Ceará Pacífico, nesta quinta-feira (13). O encontro, que ocorre mensalmente no prédio do Ceará Pacífico, na Vice-governadoria, marcou o encerramento das atividades do conselho, no ano de 2018.

“O Conselho procura sempre trazer discussões e pautas, preparar sugestões e recomendações, como é papel importante deste órgão. Hoje pudemos conversar com os conselheiros e fazer uma avaliação do Ceará Pacífico, dentro daquilo que está proposto no planejamento do Governo. Nesta reunião, buscamos criar uma ambiência de articulação entre os órgãos, poderes e a sociedade, como algo imprescindível para termos mais chances de vencer os desafios”, explicou Izolda Cela.

Durante o encontro, a vice-governadora Izolda Cela destacou as ações de prevenção realizadas pelo Ceará Pacífico, além de reforçar a atuação do Estado na proposta de combate às vulnerabilidades nos territórios do Pacto, além de tratar sobre a situação do sistema prisional. “Precisamos garantir as melhorias urbanas, as oportunidades para a juventude nesses territórios como forma de enfrentamento. Temos pontos importantes, que o Governo tem empreendido esforços, estamos dialogando com a sociedade e com o setor produtivo para oferecer mais oportunidades de recuperação daqueles que estão no sistema prisional e, o conselho tem um papel muito importante nisso”, destacou.

Para o presidente do Consesp, coronel PM Fernando Albano, “o ano de 2018 foi bastante satisfatório. Procuramos trazer representantes importantes para tratar sobre a área de segurança pública. Trouxemos o procurador geral de justiça, a defensora geral, os secretários de justiça e de segurança pública e fechamos o ano conversando com a vice-governadora Izolda Cela, que falou sobre o Ceará Pacífico e as ações de prevenção”, explica.

Para o ano de 2019, o Consesp deve continuar com a proposta de trazer especialistas na área de segurança, além de apresentar um relatório com propostas de ações para a política de segurança pública e para a política penitenciária, que será encaminhado para o Governo do Ceará para análise e deliberações, com o propósito de trazer melhorias significativas para a segurança do Estado.

O Conselho conta com representantes do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Ministério Público do Ceará (MPCE), Defensoria Pública do Estado, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), Polícia Civil do Ceará (PCCE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), entre outros órgãos, além da sociedade civil.