Vice-Governadoria promove curso de mediação para servidores da Seas

30 de novembro de 2018 - 16:57 # # # #

Rodrigo Barros - Repórter Queiroz Netto - Fotos

A Vice-Governadoria, por meio da Coordenação de Mediação, Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, realizou um curso de mediação para técnicos da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). A facilitação aconteceu entre os dias 20 e 30 de novembro, no Centro de Semiliberdade Mártir Francisca e no Centro Socioeducativo Passaré, em Fortaleza.

O objetivo do curso foi oferecer ferramentas aos profissionais da Seas para que eles atuem como facilitadores dos Círculos de Construção de Paz no atendimento com adolescentes em privação de liberdade e suas famílias. “O curso dá a oportunidade para esses profissionais fazerem uso do Círculos de Construção de Paz como estratégia de prevenção de violência. Encontrar estratégias para fortalecer vínculos, promover respeito entre todos e construir acordos de convivência pode apoiar não só na harmonização do ambiente, como também o próprio processo de socioeducação”, disse a assessora técnica da coordenação de mediação da Vice-Governadoria, Carolina Rocha.

Cinquenta pessoas participaram da capacitação, que foi dividida em quatro módulos: Conceito, princípios, fundamentos e valores da Justiça Restaurativa e mudanças de Paradigmas; Introdução aos Círculos de Construção de Paz; Pressupostos Norteadores e fundamentação teórica dos Círculos de Construção de Paz; Elementos estruturais e etapas dos Círculos de Construção de Paz; além de Aspectos fundamentais para o planejamento de um Círculo. O curso teve 50 horas/aula.

Aprendizado

O pedagogo Cícero Luz trabalha no Centro de Medidas Socioeducativas Patativa do Assaré. Ele foi um dos que participaram do curso. “O Círculo de Construção de Paz proporciona uma melhor orientação para os adolescentes em conflito dentro do sistema socioeducativo. Foi muito positivo, pois somou o meu conhecimento com essa nova forma de conciliação”.

Já para o coordenador administrativo Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), Mário Lima, “a energia desse curso é muito boa, essencial para o tipo de ambiente conflituoso onde os profissionais do sistema socioeducativo atuam”.