Representantes do Pacto por um Ceará Pacífico conhecem experiências na área da prevenção a violência em Minas Gerais

26 de novembro de 2018 - 10:33 # # #

Giuliano Vandson - Repórter

Na última semana, o secretário adjunto da Vice-governadoria, Domenico Abbate, a coordenadora dos Territórios do Ceará Pacífico em Fortaleza e secretária executiva da pasta, Carla da Escóssia, além das coordenadoras dos territórios do Bom Jardim, Pedrita Viana, e do Genibaú, Wendy Camelo, estiveram na última semana em Minas Gerais para conhecer as ações realizadas pelo governo estadual na área de prevenção a violência.

“Foi uma experiência muito importante, pois conhecemos a estrutura administrativa e organização dos programas de prevenção à violência e a criminalidade criada em Minas Gerais há quatorze anos e que é uma das referências no Brasil na área da prevenção”, destacou Domenico Abbate.

O programa em suas principais características se assemelha as ações do Pacto por um Ceará Pacífico contribuindo para a prevenção e redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens moradores dos territórios de atuação.

“É importante saber que estamos no caminho correto. Muita ações que aplicamos nos nossos territórios, e que ainda estão em fase inicial, já são implementadas com sucesso em Minas Gerais. E vivenciar essas experiências de sucesso nos permitem ampliar a visão sobre essas ações de prevenção e trazer novas propostas para serem implementadas no Ceará”, explica a coordenadora do Ceará Pacífico em Fortaleza, Carla da Escóssia.

Programas de prevenção em Minas Gerais

Um dos principais programas de prevenção social à criminalidade é o Fica Vivo!. É um programa que possui foco na prevenção e na redução de homicídios dolosos de adolescentes e jovens, atuando em áreas que registram maior concentração de homicídios. O programa Fica Vivo! articula dois eixos de atuação: Proteção Social e Intervenção Estratégica.

No eixo Proteção Social, a partir da análise da dinâmica social das violências e da criminalidade dos territórios, o programa promove oficinas de esporte, cultura e arte; realiza projetos locais, de circulação e institucionais; faz atendimentos individuais dos jovens e promove Fóruns Comunitários. Além disso, o programa articula com os serviços públicos para encaminhamentos de adolescentes e jovens.